Em uma noite marcada pela emoção, na última quinta-feira (16), teve início a exposição das ilustrações criadas pelo colunista da Gazeta Bragantina, Caio Sales, para o livro “Assombro e Encantamento: encontros com seres imaginários”, da ASES – Associação de Escritores de Bragança Paulista, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid.
Caio Sales, reconhecido por seu profundo conhecimento do folclore e sua habilidade artística, foi responsável por dar vida às 34 personagens retratadas no livro: Ao Ao, Matinta Pereira, ET de Varginha, Lenda da Vitória-Régia, Dragão da Guabiruba, Caipora, Sanguanel, Ossanha, Papai Noel, Apolo, Mãozinha Preta, Mantícora – Martiya Kwar, Boto, Bicho-Papão, Sereias, Baku, Pisadeira, Uiara /Yara, Mula sem cabeça, Orfeu, Mapinguari, Cuca, Fada, Chupa-Cabra, Negrinho do Pastoreio, Loira do Banheiro, Lobisomem, Lenda do guaraná, Saci, Vampiro, Corpo-Seco, Mago Merlin e Anhangá. Seu trabalho meticuloso e criativo transporta os espectadores para um mundo de assombros e encantamentos, capturando a essência dos seres imaginários descritos na obra.
Durante a solenidade, a Presidente da ASES, Henriette Effenberger, explicou como surgiu a ideia. “Em 2022, a cidade de Potim – SP realizou um festival temático aproveitando o Dia do Folclore, com o tema ‘Cidades Paulistas’. A ASES auxiliou com o material de Bragança Paulista. Foi então que percebi que a Associação ainda não havia abordado esse tema em seus periódicos. O Caio, como estudioso do tema, ilustrou gratuitamente o nosso livro. E a impressão só foi possível graças ao apoio à cultura e à arte pelo Poder Executivo”, completou.
O evento contou com a participação de membros da ASES, representantes dos poderes Executivo e Legislativo Municipal, familiares e amigos. A primeira-dama do município, Cleide Izepi da Silva, disse em seu discurso que artistas são pessoas especiais, que conseguem expor às pessoas aquilo que elas não são capazes de ver. “Bragança Paulista tem a ASES, tem o Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, tem os escritores e tem o Caio, filho de Bragança e fruto da nossa cultura, que tenho muito orgulho em dizer que o vi nascer. Parabenizo os pais Cristina e Antonio, que neste momento estão muito orgulhosos”, finalizou.
Além das ilustrações do livro, Caio também é responsável pelo conto “Asas Pré-Históricas”. “Essa é uma história que flerta com o gênero literário do realismo mágico. Nela, um artista revisita sua cidade natal para uma exposição de arte a céu aberto, mas um encontro inesperado com uma criatura mítica o leva a redescobrir as lendas e memórias de sua infância, revelando as profundas conexões entre arte, mito e identidade”, explicou. O conto pode ser lido na íntegra na página XX, em sua coluna semanal para o jornal.
A exposição acontece até 23 de maio, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, localizado na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251, no Centro, das 8h às 17h. Junto às ilustrações há um QrCode em que as pessoas poderão baixar todo o conteúdo do livro, composto por 200 páginas. A obra é patrocinada pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Sobre o ilustrador e escritor – Caio Sales é analista de marketing, designer gráfico e videomaker, trabalhando também com arte e literatura. Com 31 anos, o ilustrador, escritor e quadrinista bragantino já possui uma série de publicações em seu nome e é uma promessa para a literatura e ilustração. Desde 11 de janeiro de 2020 é colunista no jornal Gazeta Bragantina, onde fala sobre Mitos e Lendas que permeiam o imaginário popular, com mais de 60 artigos publicados sobre o folclore brasileiro.
É autor das obras: Os Filhos de Tau e Kerana (2019, Publicação independente); Missões Continentais (2020, Publicação independente); Ameaça Africana (2020, Antologia Pândega, Editora Skript); O Relatório da Agente 72 (2023, Antologia Chaospunk, Editora Cyberus); Pérolas da Tormenta (2024, Coleção Imaginários, Editora Draco). Além disso, participou dos seguintes trabalhos: Lovecraft para Colorir (2020, Editora Skript); Al Azif: O Necronomicon (2021, Editora Skript); Aeroporto Alienígena (2023, Selo Inko). Também é criador do blog My Creature Now, sobre Criaturas Mitológicas e Lendas Urbanas do mundo todo.
Além disso, participou de diversos eventos, com destaques para a CCXP Worlds, em 2021, e a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2022. Formado em Administração pela PUC-Campinas, possui pós-graduação em Marketing e Inovação também pela PUC-Campinas e pós-graduação em Sociologia, História e Filosofia pela PUC-RS. No exterior, Caio esteve em Vancouver – Canadá em 2017, onde fez curso de idiomas, com foco em business, tendo a oportunidade de visitar a Vancouver Film School e, em 2018, em Sydney – Austrália, recebeu certificado em Marketing e Comunicação pela Academies Australasia.
É membro da Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror – ABERST desde 2021 e em 2022 foi aceito como membro da Associação de Escritores de Bragança Paulista – ASES.
Apaixonado pelos gêneros da fantasia, horror e ficção científica, bem como ilustrações de criaturas fantásticas, busca inspiração nas mais diversas mídias como livros, quadrinhos, games, filmes e séries. O autor também criou a nova logomarca da escola de samba Dragão Imperial e possui mais projetos para os próximos anos, incluindo contos e quadrinhos. Instagram: @caiosales_art