O prefeito Prof. Amauri Sodré da Silva (UB) confirmou à Gazeta Bragantina e a GB Norte, na terça feira (5) que é pré-candidato a reeleição e segue firme com esse propósito com apoio de seu partido e aliados.
O prefeito assumiu o cargo em junho de 2022, logo após o falecimento do saudoso prefeito Jesus Adib Abi Chedid, dando prosseguimento ao plano de governo e a execução dos pacotes de obras anunciados.
Entretanto obras sofreram interrupções por causa de desistência das empresas licitadas e por judicialização de obras provocadas pela oposição e Ministério Público. Vencidos os entraves que atrasaram todo o cronograma, dentre elas a reforma da Praça José Bonifácio, inaugurada recentemente, e a recuperação do Lago do Orfeu, que agora caminha com celeridade.
Algumas obras daquele pacote estão sendo licitadas novamente por desistência das empresas ou não cumprimento de contratos, fator que atrasou ainda mais o cronograma inicial.
Não há obras paradas em Bragança. O que há são paralisações temporárias provocadas pelos motivos já expostos, conforme relata levantamento do tribunal de Contas do Estado onde não consta a cidade de Bragança no rol de obras paradas, disse o prefeito.
DESCONTENTAMENTO – Por outro lado, o líder político do grupo, deputado Edmir Chedid (UB) autor da maioria das reinvindicações que beneficiam Bragança com recursos de milhões de reais para execução das obras, tem se revelado descontente com a situação que retardou o cumprimento do cronograma e por ter a prefeitura, por intervenção da oposição e do Ministério Público, perdido prazos e consequentemente verbas, como aconteceu no caso judicializado do lago do Orfeu que perdeu verba de R$15milhões por não cumprir prazo do convênio e o dinheiro foi devolvido para o Estado.
Esse descontentamento do deputado Edmir provocou especulações sobre estremecimento de relações políticas com o prefeito Amauri, o que de fato não ocorreu e não ocorre. Segundo fonte ligada ao deputado Edmir Chedid, que se dedica com extrema vontade na recuperação da enfermidade que o acometeu, cujos avanços o coloca praticamente em toda sua atividade política na Assembleia e regiões que atua, o descontentamento do parlamentar é com a incompetência das empresas, a morosidade para resolução das questões que envolvem as obras e com o risco de perder recursos e as melhorias conquistados com intenso trabalho junto aos governos estadual e federal.
Na terça feira (5) durante conversa com o jornalista Paulo Alberti Filho, o prefeito Amauri Sodré, ressaltou o trabalho e dedicação intensa do deputado Edmir Chedid sem o qual Bragança não teria os recursos conquistados para executar as obras necessárias para o reordenamento urbano. Admitiu também que alguns setores da administração municipal precisam ser reestruturados e esse processo já está em andamento. Por fim, salientou as visitas frequentes do parlamentar à cidade e ao seu gabinete como a que ocorreu recentemente no dia de seu aniversário (23 de novembro) quando o deputado Edmir deixou sua rotina em Campinas e veio à Bragança para cumprimentá-lo e em seguida retornou.