A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) informou que o estado de São Paulo tem mais de 1 milhão de vagas em 2.314 escolas de 492 municípios para o Programa Escola em Tempo Integral (PEI).
Conforme a SEDUC informou à GB, em Bragança Paulista dos 12,2 mil estudantes matriculados na rede estadual do município, 6,5 mil são alunos do PEI e esse número aumentará no próximo ano. Na cidade 10 escolas ofertam hoje essa modalidade, sendo elas: EE Dom Bruno Gamberini, EE Cásper Líbero, EE Dom José Maurício da Rocha, EE Ministro Alcindo Bueno de Assis, EE Professor Sebastião Ferraz de Campos, EE Professor Bruno Florenzano, EE Professora Mathilde Teixeira de Moraes, EE Professor Luiz Roberto Pinheiro Alegretti, EE Professora Maria José Moraes Salles e EE Desportista Inaldo Manta. Segundo a SEDUC a partir do próximo ano, a EE José Guilherme também inicia no programam com 209 matrículas, ou seja, mais de 54 % do matriculados estarão no Programa Integral.
SOBRE o PEI – Presente na rede estadual desde 2012, o Programa Ensino Integral (PEI) atua na melhoria da aprendizagem. Há a oferta de práticas variadas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, e componentes curriculares específicos como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do Projeto de Vida individual. Além disso, permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
O programa é ofertado em dois formatos: 7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No segundo, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.
Fiscalização – Recentemente o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), divulgou o relatório da fiscalização realizada pelo órgão sobre a situação do ensino integral nos municípios paulistas. Segundo a auditoria promovida pelo TCESP na rede estadual e em todos os 644 municípios do Estado (exceto a da Capital) quase metade das Prefeituras paulistas (47,5%) ainda não atendeu a meta que exige pelo menos 25% dos alunos do ensino básico matriculados em escolas em tempo integral. A exigência faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE) que está em vigor a mais de nove anos e terá o prazo, para atender a meta, encerrado em junho de 2024.
Em Bragança tanto a rede estadual quanto a municipal ultrapassam a meta, no município 6.899 crianças estão matriculadas em período integral, o que representa 43% de todo corpo discente que hoje é de 15.897 crianças. E no Estado esse número ultrapassa os 54% dos matriculados, sendo que a mata estabelecida pelo PNE é de 50%.