Em iniciativa para transformar vidas e oferecer perspectivas reais aos moradores em situação de rua, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), promoverá a “Ação Pop Cidadania”, na Praça da Bíblia, no Lavapés, na quarta (29), quinta (30) e sexta-feira (1/12), das 9h às 13h. A iniciativa propõe conscientizar moradores em situação de rua sobre políticas públicas, oferecendo orientação e, principalmente, oportunidades de emprego para auxiliá-los a superar os desafios da vida nas ruas.
“O foco principal desta ação é não apenas fornecer ajuda momentânea, mas empoderar esses indivíduos por meio do acesso a empregos, abrindo caminhos para a autonomia e reintegração social. Durante a ação, serão oferecidos serviços essenciais”, afirmou a Secretária da SEMADS, Harumi Kawagoe.
Serviços disponibilizados – O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) estará presente proporcionando oportunidades de emprego. A ideia é não apenas atender às necessidades imediatas, mas também criar perspectivas de longo prazo para essas pessoas.
Serão oferecidos serviços de saúde, como avaliação em saúde bucal, com distribuição de kits (escova e creme dental); teste rápido de HIV/Sífilis/Hepatite; encaminhamento para avaliação médica; acolhimento em comunidade terapêutica. Através do Fundo Social de Solidariedade, serviços de cuidado pessoal, como corte de cabelo e barba.
Também integram a ação os grupos de Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, reconhecendo a importância do suporte mútuo na jornada para a recuperação.
A Prefeitura, alinhada com a campanha “Não dê dinheiro, dê oportunidade!”, reforça a importância de não apenas oferecer recursos financeiros, mas de direcionar esforços para criar oportunidades reais de mudança. Para reportar situações de moradores em situação de rua e participar ativamente dessa causa, os cidadãos podem ligar para o número 153, que é o telefone da Guarda Civil Municipal (GCM), que irá direcionar o atendimento.