“A ambição universal do homem é colher o que nunca plantou.” (Adam Smith, economista e filósofo escocês)
CAÇAMBAS
A Prefeitura está procurando com” lanterna na mão” o local ou os locais onde as empresas de caçamba coletoras de entulhos estão descartando o material. Uma denúncia aponta uma área de preservação permanente às margens do rio Jaguari, na zona norte da cidade, utilizada recentemente. O gabinete do prefeito informou nesta semana, que a lei 2844/95, regulamentada há 28 anos, precisa ser atualizada para que tenha maior eficácia e também não penalize injustamente as empresas.
Segundo informações oficiais, há no município apenas uma área particular licenciada pela Cetesb, destinada a receber os descartes das caçambas e essa área está saturada. Então, atualmente ninguém sabe onde os caçambeiros estão descartando .
POLÍTICA (1)
Definida a Lei Eleitoral, cuja reforma tão decantada pelo Congresso Nacional não mudou muita coisa. As modificações mais importantes ficaram para as eleições de 2026, pois deveriam ser votadas até 6 de outubro para vigorar em 2024, devido ao princípio da anualidade.
POLÍTICA (2)
O fato de o ex-prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso(PSD), ter assumido a cadeira de deputado federal, não deve refletir na eleição municipal em Bragança. No passado já tivemos outros federais de Atibaia em campanhas para vereador e prefeito e nada aconteceu, além de farta distribuição de recursos para cabos eleitorais e candidatos que não se elegeram.
POLITICA (3)
Os partidos locais estão muito lentos na movimentação para se organizar mirando 2024. Há escassez de pré-candidatos a prefeito e vice. Há também especulações em torno do nome do juiz aposentado Nagashi Furukawa, pela oposição, mas ele mesmo não se pronunciou até o momento.
Pelo lado do União Brasil (UB), o prefeito Amauri Sodré já disse que pretende ir para a reeleição, porém não se descarta as possíveis pré-candidaturas do deputado Edmir Chedid ou do seu filho Victor Hugo. Segundo apurei, o UB já se movimenta conversando com lideranças populares e outros partidos.
POLÍTICA (4)
Em política não se desconsidera nada, nem as opções mais ridículas em termos de popularidade ou votos. Por isso, surgem nomes de pessoas, embora conceituadas profissionalmente, que são anônimas, sem experiência e pedigree político. E aí mora o perigo. Bragança teve um bom exemplo de auto destruição administrativa no período de 2013/2016, quando o PT governou a cidade, depois de eleger uma figura conceituada profissionalmente, sem experiência ou a mínima vivência na política, e depois se revelou uma catástrofe político-administrativa.
CASO SIMÕES
O ex-vereador cassado, depois de ser acusado de importunação sexual por duas mulheres, Eduardo Simões, movimentou a Câmara Municipal nesta semana depois de obter na Justiça na terça-feira, 17, liminar que o reconduziu ao cargo, atualmente ocupado pelo seu suplente, Sidney Guedes.
O ex-vereador obteve tutela antecipada que lhe daria posse no prazo de 3 dias, ou seja até dia 19. Porém, a procuradoria da Câmara, representada pelo advogado Romeu Pinori Taffuri, impetrou no Tribunal de Justiça (TJ) Agravo de Instrumento, que foi acolhido na mesma quinta-feira,19, por volta das 17h15, pela relatora do processo, Maria Laura Tavares, que suspendeu a posse.
Agora o processo segue e ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça, sobre a lide da tutela antecipada.
UM NOVO BAIRRO
A FIBRA EXPERTS, empresa responsável por desenvolver o empreendimento imobiliário Jardim Bonança, lança hoje o Parque dos Ipês, com 466 lotes de 250 metros quadrados. O novo bairro, contíguo ao Bonança, deve agregar mais 12 mil pessoas na região das zonas Norte/Oeste.
Trata-se de um moderno núcleo habitacional previsto com equipamentos públicos que irão proporcionar aos moradores áreas de lazer, recreação, etc, além de muito verde.
O interessante nesses dois empreendimentos é o padrão da empresa FIBRA, que prioriza segurança, qualidade de vida e convivência.
EM BRASÍLIA
O Diário Oficial da União divulgou na quarta-feira, 18, as nomeações dos policiais aposentados Dr. Djahy Tucci Junior para assessor da Secretaria de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais, e Fernão Dias da Silva Leme para assessor da Secretaria de acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos, ambos do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).
REFLEXÃO: SALMOS – 40:1-17
1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
2 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
3 E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.
4 Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
5 Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.
6 Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
7 Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.
8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
9 Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.
10 Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
11 Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
12 Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.
13 Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.
14 Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.
15 Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
16 Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.
17 Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.