A folia de Momo começa no próximo sábado, 22, mas é importante que o folião responsável se previna antes de botar o bloco na rua.
Infectologistas recomendam que pelo menos sete dias antes dos festejos, as vacinas devem estar em ordem, não só para adultos, mas também crianças, já que a aglomeração de pessoas é grande. A dica é clara: procurar a sala de vacinação mais próxima e atualizar o cartão.
Para garantir a prevenção, a vacina deve ser aplicada pelo menos sete dias antes da exposição, que é o tempo médio que o organismo precisa para produzir o anticorpo contra a doença. Uma das principais imunizações, segundo os médicos, é a tríplice viral, “que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e tem dose única”. Outra doença que pode ser prevenida com vacina de dose única é a febre amarela.
Para prevenir o tétano e a difteria, a “dupla adulto” é a indicada e deve ser tomada, geralmente, de dez em dez anos. Há exceções, como grupos de risco. Nesse caso, a indicação é tomá-la no intervalo de cinco anos.
Já a imunização contra a hepatite B precisa ser aplicada, na população adulta, em três doses, com intervalo de dois meses após a primeira e de quatro meses após a segunda. É importante lembrar que a pessoa ficará imune somente após a aplicação das três doses.
Todas essas vacinas são distribuídas, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Elas estão disponíveis em Bragança, em todas as unidades com sala de vacinação, durante os dias úteis (exceto hoje, Dia D), e basta comparecer com a carteirinha em mãos para que o profissional possa verificar a necessidade da dose. Na zona rural o atendimento é feito na UBS do bairro Água Comprida.
Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica, há estoque de todas as vacinas.