Mais uma edição, a sexta, do Mamaço, será realizada pelo Complexo Hospitalar Santa Casa, evento que destaca a amamentação como forma de proteção mais econômica e eficaz visando reduzir a morbimortalidade infantil, com grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarréias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos. Ao mesmo tempo, traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e ovário.
A Prefeitura apoia a iniciativa, que acontece neste sábado (5), a partir das 9 horas, no Pátio do segundo portão lateral do Centro Cultural Prefeito Jesus Abi Chedid, e convida todas as mamães a participar.
Estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução de crianças nessa faixa etária.
O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais, de forma exclusiva até o 6º mês de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, em torno de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.