Ação relâmpago de Policiais Civis da Delegacia Seccional de Bragança Paulista e da Guarda Civil Municipal de Atibaia, realizada no domingo (16), elucidou em menos de 12 horas da comunicação do crime, o sequestro de um idoso de 75 anos em Piracaia, e a prisão de quatro, dos sete, sequestradores. Dentre os presos está uma adolescente de 15 anos, que participou junto de outra jovem da emboscada para vítima. Outros dois rapazes foram presos e três suspeitos são procurados pela Polícia Civil. A ação contou com investigadores do Setor de Investigações Gerais – SIG – de Atibaia, sob o comando do delegado Dr. Hermes Jun Nakashima, da Delegacia de Investigações Gerais – DIG – sob o comando do delegado Dr. Henrique de Paula Rodrigues, Guarda Civil Municipal de Atibaia e Polícia Civil de Várzea Paulista. O Delegado Seccional Dr. Sandro Montanari Ramos Vasconcellos e o chefe de Investigadores Carlos Alberto Martino também acompanharam a ação de perto.
O relato das vítimas
Segundo Boletim de Ocorrência, por volta das 2h40 da madrugada de domingo (16), L F. de 47 anos e R.P.F. de 26 anos, foram até o Plantão Policial de Atibaia relatando terem sido vítimas de extorsão mediante sequestro. Dizendo ainda que o avô de R., identificado como A. M. F. de 75 anos, estava sob cárcere privado e refém de diversos sequestradores.
Eles relataram que L e R., pai e filho, voltavam para casa junto de outros familiares quando foram rendidos por um marginal armado com uma pistola. Após a rendição, o bandido obrigou R. a entrar na casa do avô, tendo ele visto o avô e duas jovens amarrados sob a mira dos assaltantes. Ele ainda disse que outros marginais reviravam os cômodos da casa. O jovem ainda disse que reconheceu as duas jovens pois elas estavam constantemente com o avô, inclusive de que ele gastava grande quantidade de dinheiro com elas. Segundo Boletim de Ocorrência, o idoso era explorado pelas garotas.
Do lado de fora da casa, o pai do jovem, L. foi coagido por um outro marginal a entrar no carro e dirigir o veículo até a estrada que liga Piracaia a Joanópolis, onde ele foi libertado. O homem andou por alguns quilômetros e conseguiu acionar socorro de familiares e também a Polícia Militar, retornando à Piracaia, onde encontrou o filho. Nesse momento, R. relatou a seu pai que ele e o avô foram colocados pelos assaltantes, no veículo I/L Range Rover Sport, prata, placa AXO-5F05, tendo os marginais deixado R. em uma estrada momentos depois e levado o avô para local desconhecido, juntamente das duas jovens.
Logo após, R. começou a receber inúmeras ligações em seu celular onde os marginais pediam o valor de R$ 200 mil para libertar o idoso. Segundo registro policial, os marginais ligavam insistentemente para o jovem o coagindo a entregar o valor através de transferência via “PIX”, dizendo que se não fosse feito o ordenado, eles matariam o idoso.
Investigação e resolução a jato
Após ouvir o relato das vítimas, o delegado Dr. Hermes Jun Nakashima e o investigador Igor Aquino, iniciaram os trabalhos de investigação, acionando a equipe de investigadores da DIG para auxiliar no trabalho. A primeira etapa foi verificar o sistema “Muralha Digital” da Guarda Civil Municipal de Atibaia, para ver onde o veículo da vítima havia passado. Com dedicação dos agentes municipais foi notado que a Ranger Rover foi vista passando pela cidade de Atibaia, momentos depois que saiu de Piracaia. Logo atrás estava o veículo GM/Celta, ostentando as placas CEW-7588 que era ocupado por no mínimo três elementos. O sistema digital ainda mostrou que os veículos trafegavam juntos por várias ruas da cidade, até a Range Rover deixar a cidade, sem ser seguido pelo Celta.
Em trabalho minucioso e árduo, os investigadores localizaram o celta estacionado na Estrada Velha de Bragança Paulista, em frente a uma casa no Bairro do Tanque, na cidade de Atibaia. Imediatamente o delegado Dr. Hermes Jun Nakashima, o investigador Igor Aquino e agentes da Guarda Civil Municipal foram ao local. Foi feita a vistoria preliminar para traçar a forma de ação, sendo que os policiais notaram que o local era um único terreno com várias casas. Eles então montaram o cerco tático e entraram, encontrado na casa dos fundos quatro pessoas, sendo que dois homens tentaram fugir da ação, tendo eles reagido à abordagem. Após contidos, o quarteto foi identificado como T. C. S., de 28 anos, G. C. S., de 29 anos, F. F., de 24 anos e uma adolescente de 15 anos.
Em conversa com o delegado Dr. Hermes, a adolescente de forma espontânea, confessou sua participação no crime. Ela disse que conhecia a vítima A. com o qual mantinha uma amizade e saia constantemente com ele junto de T. para frequentar festas na cidade de Atibaia.
Ela contou ainda que no dia do crime, convidou a vítima para ir a uma boate com ela e T. Porém, ela já estava alinhada com um dos marginais para enviar sua localização para que todos pudessem ser abordados, dando assim execução a simulação de roubo. Ela ainda relatou que a abordagem aconteceu em um local ermo, próximo a represa de Piracaia, onde três marginais abordaram a vítima, com seu auxilio e de sua amiga T.. Após a abordagem combinada, as duas comparsas dos criminosos, também foram amarradas, juntamente com o idoso, para dar maior veracidade a situação de roubo. Eles então foram até a casa do idoso onde os marginais roubaram os bens da vítima. Por fim, eles colocaram o idoso na camionete e o levaram para o cativeiro nas proximidades de Jundiaí. Ambas as jovens deixaram a casa da vítima no veículo GM/Celta, ostentando a placa CEW-7588 e vieram para a cidade de Atibaia, onde se encontraram com F. e G., que sabiam da pratica criminosa. Já a outra jovem, T. C. S., apresentou a mesma versão da adolescente.
Dos rapazes detidos, F. F., relata que foi chamado para fazer o roubo na casa do idoso e que chegou a aceitar a participar da empreitada criminosa, mas logo em seguida desistiu. Ele relatou ainda que ficou conversando com um dos marginais pelo aplicativo “whatsapp” e questionou-o sobre os proventos obtidos com o roubo e se ele já havia “tirado dinheiro do velho”. Entretanto, ele nega que tenha participado do crime ou obtido qualquer quantia do caso. O outro abordado G.C. S. apresentou a mesma versão do comparsa.
Todos os abordados disseram que sabiam que a vítima A. estava sendo mantido em cárcere privado, nas imediações de Jundiaí e que sua família estava sendo extorquida.
Diante dos fatos todos os abordados foram conduzidos a Delegacia de Atibaia para adoção das medidas cabíveis, onde os policiais apuraram ainda que o veículo GM/Celta é produto de roubo e deveria ostentar a placa DSN-0360. O quarteto foi autuado por extorsão mediante sequestro, roubo e receptação, sendo os maiores encaminhados à Cadeia Pública de Piracaia, onde passaram por audiência de custódia. Já a adolescente infratora foi encaminhada a Promotoria da Infância e Juventude
Libertação
Enquanto as equipes lavravam o Boletim de Ocorrência, uma equipe da Delegacia de Investigações Gerais estava averiguando um possível cativeiro na cidade de Joanópolis, quando foram informados que o veículo Range Rover da vítima foi encontrado abandonado na cidade de Várzea Paulista, pela Polícia Civil daquela cidade. As equipes, juntamente com o delegado Dr. Henrique de Paula Rodrigues imediatamente foram ao local, onde por volta das 19h tomaram conhecimento que o idoso foi encontrado perambulando pelas ruas da cidade, após ser solto pelos sequestradores.
Eles então trouxeram a vítima de volta para a Atibaia, porém ele não pode prestar declarações por conta de seu estado debilitado de saúde.
O Setor de Investigações Gerais – SIG, segue investigando o caso para prender os outros participantes do crime.