Há pouco mais de um quilômetro do Ecoponto da Planejada II, a rua Dr. Afonso da Silva Brandão, no Julieta Cristina, tem se tornado um depósito de lixo e entulho. O local é alvo de ações das secretarias de Serviços e Saúde, como as operações de arrastão de limpeza dos inservíveis. Porém a área, que é uma rua sem saída e margeia dois pastos, se tornou ponto para descarte de lixo, em sua maior parte entulho de obras. Na quinta-feira (6), a reportagem da GB Norte registrou vasos sanitários, além de grande quantidade de entulho de demolição, pisos, isopor, telhas, sacos plástico, entre outros materiais. Este tipo de material se torna criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, além de aranhas, escorpiões e cobras.
O descarte de lixo, não apenas nesses locais, mas em toda a cidade escancara o desrespeito do cidadão com a cidade e meio ambiente, ainda que constantemente as secretarias realizem os arrastões de limpeza por bairros do município.
O descarte de lixo é ilegal e pode gerar multa. As denúncias podem ser feitas diretamente no DIPP através do telefone 4034-7100 ou através do site da ouvidoria municipal www.eouve.com.br.