Investigadores da Delegacia de Investigações Gerais – DIG, sob o comando geral do delegado titular especializada, Dr. Henrique de Paula Rodrigues, e do chefe de investigação, Gledson Zonato, identificaram em apenas dois dias um homem de 35 anos, como autor de um roubo ocorrido no dia 15 de maio, no Posto Tasca, no Lavapés. A prisão aconteceu na quinta-feira (25), 11 dias após a identificação do marginal com a expedição dos mandados de prisão temporária por 30 dias e busca e apreensão.
Em conversa com a GB Norte, o delegado titular da DIG explicou os trabalhos e enalteceu a ação dos investigadores. “Tivemos o empenho dos investigadores que através de trabalho de inteligência policial e acesso à informação, conseguiram identificar o autor em apenas dois dias após o fato. Possibilitando o pedido de prisão temporária do acusado”, explicou. Ele ainda disse que as equipes da DIG e DISE, que estão sob a sua coordenação, tem se empenhado diuturnamente nas investigações em andamento. “O empenho dos investigadores tanto da DIG, quanto da DISE, em todos os casos que temos em investigação é fora do comum. São horas a fio dedicadas para identificar os autores de crimes. Muito trabalho de campo e inteligência e que gera resultados positivos para a comunidade, com a prisão de diversos autores de crimes”, disse. O titular da DIG, ainda explica que a agilidade na resolução varia de caso a caso. “Claro, que algumas investigações demandam mais tempo para apurar os fatos e até para identificar os autores, são trabalhos que exigem um pouco mais da inteligência, com apurações minuciosas, mas que, apesar de serem mais demoradas, darão um resultado certeiro. Mas afirmo, não faltará dedicação para que haja uma resolução rápida como a deste caso”, finalizou Dr. Henrique.
A prisão – Após a comunicação do fato, os policiais da DIG já iniciaram os trabalhos de apuração, ouvindo testemunhas e verificando o sistema de segurança do Posto. Nas imagens, foi possível ver o assaltante, o que já trouxe um perfil físico do criminoso. Com essas informações, os policiais começaram a buscar nos sistemas policiais e demais fontes, para identificar possíveis suspeitos, chegando a um deles, identificado como D.L.M. de 35 anos. Ele foi reconhecido através de uma fotografia apresentada a vítima, o que resultou no pedido de prisão temporária.
Com a expedição dos mandados de prisão temporária e busca e apreensão, a equipe foi até a casa de D. na rua 21 de Abril, no bairro do Matadouro. Ele estava no local e foi cientificado das medidas cautelares. No local, não foi encontrada a arma usada no crime.
Levado a sede da DIG, ele negou os fatos, porém, ele foi reconhecido pessoalmente pela vítima. Diante dos fatos, foi lavrado o Boletim de Ocorrência, sendo D. encaminhado a Cadeia de Pública de Piracaia.
O crime – No dia 12 de maio, o autor parou seu veículo Renault Clio em uma bomba dos posto de combustível e pediu para abastecer. Quando o frentista terminou o abastecimento e se aproximou para receber o pagamento, D. sacou uma arma e, mediante grave ameaça, anunciou o roubo. Ele levou R$ 400,00, em dinheiro, além do valor correspondente ao abastecimento, tomando rumo ignorado após o crime.