O momento vivido pelos dois clubes é bem distinto. O time de Sorocaba luta para não ser rebaixado e curiosamente, se vencer, se classifica para a próxima fase do Paulistão. Assim, o time azulino sorocabano vai para o tudo ou nada e de olho nos jogos dos outros dois integrantes de seu grupo, Ituano e Ferroviária. Portanto, um adversário difícil para o Bragantino, que retornou cansado da viagem à Bahia, no meio de semana, pela Copa do Brasil, e que já está com vaga garantida nas quartas de final do certame bandeirante.
Massa Bruta – Como a escalação só é informada momentos antes da partida, não é possível saber que equipe o técnico Pedro Caixinha vai mandar a campo, se irá poupar alguns atletas e se vai manter a mesma base dos últimos jogos.
De antemão já se sabe que Luan Cândido e Jadsom Silva (lesionados) e Matheus Fernandes (suspenso), não estarão em campo e Alerrandro, que saiu de campo no primeiro tempo na Bahia, é dúvida. Outra expectativa é saber se Eric Ramires poderá jogar. Se Caixinha mantiver a equipe considerada principal, iniciam a partida Cleiton; Aderlan (Andrés Hurtado), Lucas Cunha, Natan e Juninho Capixaba; Eric Ramires (Nathan Camargo), Gustavinho e Bruninho; Artur, Alerrandro (Thiago Borbas) e Sorriso.
Azulino – Pelo lado dos beneditinos, o técnico Paulo Roberto Santos não poderá contar com o volante Lucas Limas e o atacante Marcos Nunes (suspensos), o meia Fernandinho e o atacante Cristiano ( em fase de transição), mas conta com as voltas do volante Vitinho e do zagueiro Bruno Aguiar. No meio, a dúvida é entre Renan Mota e Rafael Chorão, este último ex-Bragantino.
Ao São Bento só a vitória interessa, pois o classifica à próxima fase e se afasta da queda para a Série A2, em 2024.
Uma provável formação que começa a partida: Zé Carlos; Ivan, Victor Pereira, Bruno Aguiar (Léo Silva) e Breno Lopes; Vitinho, Carlos Jatobá e Renan Mota (Rafael Chorão); Branquinho, Rubens e Iago Dias.
Arbitragem – A Federação Paulista escalou Raphael Claus, árbitro Fifa, para apitar a partida, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Anderson José de Moraes Coelho, e ainda Gabriel Henrique Meira Bispo (quarto árbitro) e Matheus Delgado Candançan (árbitro de vídeo). Será a segunda partida que Claus apitará do Bragantino este ano. Na primeira, na abertura do campeonato, o Bragantino derrotou o Corinthians.
O jogo começa as 16h deste domingo, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba. A transmissão ao vivo da partida poderá ser acompanhada pelos canais TNT Sports e HBO Max.
Histórico – As duas equipes já se enfrentaram 23 vezes ao longo da história. O time de Sorocaba contabiliza 11 vitórias, ante 8 do Bragantino, e ainda 4 empates. Pelo Campeonato Paulista foram 10 encontros, e ambos estão rigorosamente iguais, com 4 vitórias cada e 2 empates.
O São Bento foi quem mais foi às redes nesse duelo, 36 vezes, enquanto o Massa Bruta assinalou 27 gols. Esse confronto ficou marcado pela maior goleada já sofrida pelo Bragantino em toda sua história: 9 x 2, partida disputada no domingo 14 de abril de 2022, em Sorocaba. Naquele dia, antes de iniciada a partida, o técnico do Braga, o ex-zagueiro Nei Pandolfo, em entrevista, disse que o Bragantino era melhor tecnicamente e que tinha a obrigação de vencer. Ao final dos 90 minutos, um vexame jamais visto.
O maior resultado construído pelo Bragantino foi no Paulistão de 1966, partida em Bragança, vitória por 4 x 2.