Na quinta-feira (19), o prefeito Prof. Amauri Sodré autorizou o início das obras do Centro Bragantino das Tradições Nordestinas, no Jardim da Fraternidade. O prédio, anexo ao Mercado Amílcar Donato Barletta, deverá ser reformado e adequado para receber o novo equipamento em 6 meses, segundo apontado pela Secretaria de Obras. A obra será dividida em duas frentes, uma com valor de R$ 1.893.911,74, disposto pela prefeitura Municipal e outra com valor de R$ 1.403.832,63, disposto como contrapartida do Empreendimento Villa Verde II.
Após finalizado, além de prestigiar os nordestinos que escolheram Bragança Paulista como novo lar, o equipamento irá fomentar o crescimento da região, aprimoramento da população, com cursos, artesanato e enaltecer a cultura, os costumes e as tradições da região nordestina e de um povo que tanto tem contribuído com o crescimento da cidade. Aliás, segundo prévia do Senso Nacional do IBGE o número da população de Bragança Paulista é de 181.556 mil habitantes, destes, segundo dados extraoficiais, 28% da população bragantina, ou seja, mais de 50 mil habitantes são nordestinos.
O Prefeito Prof. Amauri Sodré falou sobre a escolha do prédio do antigo Ceasinha, para abrigar o Centro Bragantino de Tradições Nordestina, relembrando que o local abrigou a primeira Festa Nordestina em 2018, e que a construção do novo espaço era um sonho e uma prioridade do saudoso prefeito Jesus Chedid. “Aqui vai ser a casa dos nossos irmãos nordestinos. E hoje assinamos a Ordem de Serviço para o início das obras e aqui, nós teremos os cursos, artesanato, venda de produtos nordestinos, um espaço para celebrarmos a cultura nordestina que é tão presente no nosso município. Vamos acompanhar essa obra que tem seis meses para ser concluída” disse. O prefeito ainda falou sobre os investimentos na região Norte da cidade, citando que foram realizadas mais de 370 obras, instaladas mais de 1600 lâmpadas de LED, mais de 160 ruas recapeadas e mais de 30 vias pavimentadas, além de ter diversas obras em andamento.
O deputado Estadual Edmir Chedid, falou sobre a importância da recuperação do espaço, principalmente com parte do investimento feito por contrapartida, dinheiro que não sairá dos cofres públicos. “Parabéns a Prefeitura de Bragança Paulista que irá recuperar esse espaço, que também terá uma contrapartida de empreendimento para complementar esse complexo junto ao Mercado Municipal Amílcar Barletta. Tão logo esteja pronto este espaço, será um local para festejarmos a cultura nordestina”, afirmou. O parlamentar ainda destacou que o novo espaço é uma forma de homenagear os nordestinos que escolheram viver na cidade e que tanto enriqueceram Bragança Paulista, com seus costumes e tradições. “O espaço é para os nordestinos apresentarem tudo o que eles produzem, aquilo que eles enriquecem Bragança Paulista e o nosso país” disse. Por fim, Edmir Chedid, destacou a importância de capacitar o cidadão para o mercado de trabalho e apontou que o Centro Bragantino de Tradições Nordestinas e o Mercado Municipal Amílcar Donato Bartletta, irão ofertar cursos de capacitação. “Muitas vezes surgem empregos e nós não temos mão de obra capacitada. É fundamental capacitar a mão de obra e a prefeitura tem investido nisso (…).
A secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, destacou que o Centro Bragantino de Tradições Nordestinas terá artesanato, culinária e cursos. “Será um local para fomentar e valorizar a cultura nordestina”, disse.
A obra – Segundo a arquiteta Jéssica Oliveira, Chefe da Divisão de Obras Públicas, no local serão retiradas as portas e janelas em geral, aparelhos sanitários, divisórias em granito, além do revestimento interno e cobertura que será revitalizada. A cobertura vai ser recomposta em policarbonato (semelhante ao telhado do mercado) e serão instaladas as novas portas e janelas, guarda-corpo, além de novas instalações elétricas e hidráulicas, novo revestimento interno com rodapé e soleiras, além de pintura de todo o espaço. Também serão realizadas adequações para acessibilidade e AVCB. Os serviços serão executados pela empresa Obra Nobre Construtora e Incorporadora Ltda, vencedora da Concorrência Pública 14/2022. O prazo da obra é de 6 meses.
Contrapartida – Simultaneamente, a empresa Antunes e Lelis irá realizar parte da obra como contrapartida do Empreendimento Villa Verde II. Serão realizadas obras de iluminação externa, execução de rampas para acesso (acessibilidade), colocação de piso intertravado, passeio em concreto e fechamento externo em muro de alvenaria e gradil. Na área do fundo no talude será realizada execução de drenagem, muro de estabilidade, impermeabilização e restauro do reservatório de água existente.
Ainda estiveram presentes na solenidade a Presidente da Câmara, Gislene Bueno e demais vereadores, secretários municipais, representantes das empresas, o radialista e ex-vereador Cláudio Moreno, incentivador da festa nordestina, do ex-vereador e zelador da regional Oeste, Mário B. Silva, um dos responsáveis pelos recursos da Construção do Mercado da Zona Norte, além de moradores e a imprensa.