Últimas Notícias

Brasil conhece seus adversários no Grupo C da Copa

Prefeitura prorroga prazo para pagamento de débitos tributários

‘Dezembro Vermelho’ conscientiza sobre HIV e AIDS             

APAE apresenta espetáculo no Teatro Carlos Gomes

Município abre credenciamento para artistas bragantinos

Carregue mais

Navegação

  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Bragantino
  • Esportes
  • Cultura
  • Policial
  • Política
  • Saúde
  • Geral
  • Fale Conosco

Pesquisar

Sem resultados
Veja todos resultados
sexta-feira, dezembro 5, 2025
  • Login
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
  • Cidade
  • Educação
  • Bragantino
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Carmelita de J. Valença
    • Gaudêncio Torquato
    • José Renato Nalini
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
    • Vera Marcotti
    • Wagner Azevedo
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Geral
  • Política
  • Contato
Sem resultados
Veja todos resultados
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
Sem resultados
Veja todos resultados
Home Cidade

Perimetrais estão cada vez mais distantes de saírem do papel

por Redação GB
novembro 26, 2022
no Cidade
0
Perimetrais estão cada vez mais distantes de saírem do papel

Arquivo

 

Com as obras das Perimetrais Norte e Sul embargadas desde agosto de 2020, devido a uma ação impetrada pelo Ministério Público local e o vereador Quique Brown, o Governo Estadual solicitou a devolução de R$ 600 mil reais destinados às obras através de convênio que também foi suspenso. A informação é do secretário de Assuntos Jurídicos Tiago José Lopes, que em declaração à rádio 102,1FM também disse que mesmo o governo sendo muito compreensível em relação a extensão dos prazos, agora com a troca de governo todos os convênios entre Estado e Município foram suspensos e devem ser reavaliados pelo novo governador Tarcísio de Freitas, que assume em 1 de janeiro de 2023.

Segundo Tiago, mesmo com a licitação já realizada e a empresa definida para a execução das obras, que é fundamental para a Mobilidade Urbana do município, a Justiça determinou a paralização das obras. A justificativa era de que a Prefeitura não estaria seguindo o Plano Diretor e deveria apresentar um relatório EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente. Ambos são documentos direcionados à sustentabilidade, visando avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente causado por uma intervenção, neste caso as obras em estradas já existentes, porém sem infraestrutura adequada para o trânsito de caminhões, drenagem de vias, sinalização, pavimentação, etc.

Enquanto os impetrantes da ação contra a obra insistiram na apresentação do EIA/RIMA, a Prefeitura sempre defendeu que não haveria a necessidade da elaboração do Estudo, que é muito mais dispendioso e demorado, e que envolveria outros órgãos, em especial a CETESB -Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – e que poderia ser adotado um estudo mais simplificado.  Enquanto a morosidade e o impasse do judiciário impediam a obra, a Prefeitura foi atrás da CETESB, em janeiro de 2021, para pedir orientações sobre o caso, e se fosse necessário realizar novos estudos em prol do meio ambiente, a Prefeitura o faria. Na época o deputado Edmir Chedid, intermediário fundamental por conseguir o convênio que permite o repasse do governo estadual à Prefeitura, acompanhou a reunião com a Companhia Ambiental e ratificou que a Prefeitura estava empenhada em cumprir todos os requisitos legais para a construção das vias perimetrais. E por isso, decidiu recorrer aos profissionais da CETESB, que prestaram toda assistência e apoio necessários durante a análise do processo realizada pela justiça.  Segundo a declaração de Tiago Lopes, a CETESB concordou com os termos apresentados pela Prefeitura, sendo eles de que um estudo simplificado seria suficiente para a realização das Perimetrais, pela já existência das estradas que são utilizadas, quais na verdade seriam melhoradas trazendo mais segurança a todos.  Com a suspenção, a Prefeitura entendeu que perdeu o objeto – o que quer dizer que reconheceu a perda da causa e então a ação poderia ser finalizada, mas o MP decidiu recorrer do pedido e pediu o prosseguimento do processo, que segundo Tiago não foi pela execução da obra em si, que já foi prejudicada, mas que o pedido de continuidade é para mostrar se os estudos técnicos simplificados são viáveis ou não. Diante desse fato, a Prefeitura recorreu à Brasília pedindo que o processo fosse devolvido à Bragança para que eles pudessem esclarecer essa questão, mas o recurso não foi acatado e segue em curso na esfera federal.

Com a manutenção da suspensão das obras, obviamente o município teve um prejuízo financeiro, já que havia empresa contratada para executá-las, e ainda agora também perde o convênio e deverá devolver R$ 108.434,54 ao governo do Estado.  O valor da obra em 2020 foi licitado por R$ 24,6 milhões, destes R$ 15,5 milhões seriam recursos do Estado passado pelo convênio, o restante seria investimento de recursos próprios do município.

Sobre a futura execução das sobras, Tiago não tem previsão de quando deve ocorrer, pois nova licitação deverá ser realizada, possivelmente o valor não deve ser o mesmo, já que houve uma alta de matéria-prima e que mesmo com o interesse da Prefeitura em executá-la não há recursos municipais para isso, e com a perda do convênio fica ainda mais difícil. Um novo trabalho junto ao novo governo deverá ser realizado para a recuperação da verba.

A Obra –  Segundo o projeto, a obra tem um total de 6 quilômetros, e seria uma das principais vias de ligação com a Rodovia Fernão Dias, a Estrada Municipal Aurélio Frias Fernandes, Via Perimetral Norte, e faria o ligamento da SP-008 – Rodovia Capitão Bardoíno à Rodovia SPA 009/010 – rodovia João Hermenegildo de Oliveira (Variante do Guaripocaba).  Já a Via Perimetral Sul seria a ligação entre a SP-008 Rodovia Capitão Bardoíno (Bragança-Socorro) com a SP-063 Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira (Bragança-Itatiba).

Entre os serviços que devem ser realizados estão terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação, grama, ciclovias e calçadas.

 

 

Tags: bragança paulistacidadeobrasPerimetrais Norte e Sulregião bragantina

Redação GB

Coluna da Gazeta

Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

novembro 29, 2025
Coluna da Gazeta

QUEM TEM MEDO DA TRANSPARÊNCIA ?

novembro 22, 2025
Carregue mais

Últimas Notícias

Uncategorized

Brasil conhece seus adversários no Grupo C da Copa

dezembro 5, 2025
Cidade

Prefeitura prorroga prazo para pagamento de débitos tributários

dezembro 3, 2025
Carregue mais
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!

© 2021 Gazeta Bragantina

Navegação

  • Cidade
  • Cultura
  • Editorial
  • Policial
  • Saúde
  • Fale Conosco

Desenvolvimento Rafael Souza

Sem resultados
Veja todos resultados
  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Bragantino
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Gaudêncio Torquato
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Fale com a GB

© 2021 Gazeta Bragantina

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.