Apesar dos insistente alertas das autoridades médicas e sanitárias, sobre a crescente de casos de doenças que pode ser evitada através da vacinação, como o caso do Sarampo, Influenza (gripe), Meningite, Covid-19, Tuberculose, etc. pais e responsáveis ainda não entenderam a gravidade da iminência de caos na Saúde Pública e não vacinaram suas crianças. Em Bragança foram registrados 17 casos de meningite até setembro.
Por isso, mais uma vez, o Governo de SP anunciou a ampliação da Campanha de Multivacinação para até o final de novembro, quando crianças e adolescentes com menos de 15 anos podem atualizar a caderneta de vacinação. Apenas 34% do público-alvo estadual, entre crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, procuraram os postos para se vacinar.
“É imprescindível que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos para tomarem os imunizantes e, deste modo, garantirem a saúde e segurança de suas famílias e da sociedade. As baixas procuras estão ameaçando o retorno de doenças já erradicadas, é preciso aproveitar a oportunidade para prevenir e salvar”, destaca Tatiana Lang, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.
Na campanha de multivacinação estão disponíveis as vacinas BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b – também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, rubéola, varicela e HPV.
Na população de 5 a 14 anos, compareceram nos postos de vacinação 945,9 mil pessoas da faixa etária, o que representa 15,1% do público-alvo. Destes, 61% foram encaminhados para receber alguma vacina do calendário.
A melhor cobertura ocorreu entre as crianças com menos de um ano, que atingiu 128,4% de comparecimento, o que representa 709,4 mil pessoas. Destas, 80,3% receberam algum tipo de imunizante para atualizar a caderneta de vacinação.
SP conta com 9,1 milhão de crianças e adolescentes nesta faixa etária e os responsáveis devem levá-los aos postos de vacinação com a caderneta para que os profissionais da Saúde confiram se a imunização está em dia. As estratégias de imunização são definidas pelos municípios. No entanto, as vacinas estão permanentemente disponíveis nos postos conforme Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde.
Poliomielite – A Campanha contra a Poliomielite segue até a próxima segunda-feira. Até o momento, foram imunizadas 1,5 milhão de crianças, o que representa 64,6% do público-alvo desta faixa etária. Na rotina, a vacina é indicada para todas as crianças de 2 meses a menores de um ano de idade e o reforço é feito até os 4 anos. Em Bragança, até o início de outubro, 52,7% das crianças foram imunizadas contra a Pólio.
Os imunizantes estão disponíveis nas 29 unidades de saúde durante o dia, bem como às 6 unidades – Águas Claras, Planejada I, Planejada II, Santa Luzia, Vila Davi e Vila Aparecida –, que funcionam até as 21h para imunizar seus filhos (as), mesmo que pertença a outra unidade.