A secretaria de Saúde informou na última semana que a vacina para prevenção da meningite tipo C está disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) de todo o município.
A meningite é uma doença grave, e que pode ser evitada com a vacinação. O imunizante conhecido como Meningo C é aplicado com injeção, entre os 3 e 5 meses de vida e previne doenças causadas pelo meningococo C, como a meningite e a meningococcemia, infecção causada por bactéria, evitando uma infecção generalizada.
Para vacinação nas UBS, as crianças de até 10 anos, mesmo sem a comprovação da dose anterior, devem ser vacinadas, e os adolescentes, entre 11 e 14 anos, também precisam receber o imunizante Meningo ACWY. Os hospitais e as unidades de saúde estão preparados para receber pacientes contaminados, caso seja necessário, e a cidade também conta com um médico infectologista, para tratar casos de meningite viral. Aos que tiveram contato com pacientes portadores da meningite bacteriana, terá a indicação de quimioprofilaxia – um tratamento preventivo com medicamentos indicados pelo profissional da saúde e não devem tomar vacina. Para a identificação de casos, é feito análise laboratorial em sangue e líquor, que leva 72 horas para ser liberado.
As vacinas recomendadas no calendário básico de vacinação infantil/adolescente são: BCG, hepatite B, penta, pólio inativada, pólio oral, rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela), Hepatite A, varicela, DTP, HPV, Meningo ACWY e influenza, essa última ofertada durante a campanha anual do município.