A nova tecnologia da telefonia móvel no Brasil, o 5G, só deve começar a chegar em Bragança, em julho de 2027, segundo o cronograma oficial definido no leilão que escolheu as empresas vencedoras do edital. Esse é o prazo para a implantação do sinal nas cidades com mais de 100 mil e menos de 200 mil habitantes.
O novo padrão que será disponibilizado será usado por empresas de telefonia para que os clientes contem com uma conexão de maior velocidade e estabilidade.
O mais importante, nesse processo, é que a cidade ajuste suas instalações para receber as antenas, que são diferentes das que hoje estão em uso.
A expectativa é a de que até 2028 as cidades com até 30 mil habitantes sejam as últimas a ter a tecnologia disponível.
Dificuldades – A tecnologia também tem obstáculos para ultrapassar em solo brasileiro. O principal deles é a dependência de sinal por meio de uma antena parabólica. Nesse caso, o sinal pode apresentar interferências, prejudicando assim a qualidade da transferência de dados e interferindo na tão esperada estabilidade oferecida pela tecnologia.
Esse problema pode acontecer porque algumas regiões brasileiras ainda utilizam esse sistema, o que não acontece nas grandes cidades, que não encontram maiores dificuldades para seguir o edital e implementar o 5G.