De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), 28 motoristas são flagrados a cada hora fazendo uso do celular enquanto dirigem. No ano passado foram registrados 250 mil condutores falando ao celular, e São Paulo foi o Estado com o maior número de ocorrências, cerca de 22% do total de infrações, ou 91.362 multas.
Durante o mês de maio foram desenvolvidas campanhas de fortalecimento à prática de um trânsito seguro, dentro do Maio Amarelo. O uso do telefone móvel ao volante é uma ação de risco à vida e gerador de multas, segundo a Abramet.
Para o presidente da Associação, Antônio Meira Júnior, é um problema que precisa ser enfrentado, principalmente porque o número de pessoas que utilizam o celular na direção de veículos é muito maior, o que requer o engajamento da sociedade para que se preservem vidas no trânsito.
A multa por utilização do celular ao volante, é de R$ 243,47, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, além do registro de sete pontos na CNH do infrator. A pesquisa ainda revela que o celular é o responsável por 50% das atividades que resultam naquilo que se denomina de FAC (Falha de Atenção ao Conduzir).
O presidente da Abramet também alerta que dirigir fazendo uso do celular aumenta em quatro vezes as chances de um sinistro de trânsito, que pode aumentar em até 23 vezes se o motorista estiver enviando mensagem.