O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou segunda-feira (4) os locais das provas que definirão os selecionados para as vagas disponíveis para para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2022 em Bragança.
A avaliação está marcada para amanhã (10). O IBGE não divulgou os locais onde as provas vão ser realizadas, o que só pode ser acessado pelos participantes.
O número de pessoas interessadas nesse emprego temporário ficou muito aquém do esperado em todo o País, diferentemente do que ocorreu em censos anteriores.
Em Bragança não foi diferente. Segundo dados obtidos pela reportagem, foram 198 inscritos no total, para ocupar 162 vagas.
Para os 16 postos de agentes censitários (municipal e supervisor), foram 86 inscrições, o que dá uma média de 5,38 candidatos por vaga. O problema está com a função de recenseador. São 146 vagas para 112 candidatos, média de 0,77, ou seja, menos inscritos que a quantidade de vagas a preencher. Em caso de reprovações, a situação pode piorar ainda mais, ou seja, faltar recenseador para o trabalho de campo.
Conforme informações anteriores, os ganhos anunciados são de R$ 1.700,00 na função de agente supervisor e R$ 2.100 para agente municipal. Os salários de recenseadores vão ser por produtividade em jornada de pelo menos 25 horas semanais.
Prova – Para agentes municipal e supervisor, a prova objetiva, de múltipla escolha, com 3h30 de duração (das 14h30 às 18 horas), terá 10 questões de Língua Portuguesa; 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo; 5 questões de Ética no Serviço Público; 15 questões de Noções de Administração/Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.
No caso dos recenseadores, também em prova de múltipla escolha com 3 horas de duração (das 9h às 12 horas), serão 10 questões de Língua Portuguesa; 10 questões de Matemática; 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.