BOLAS DE CRISTAL
A pandemia do Covid-19 foi politizada no planeta. No Brasil criou na esquerda e na direita brasileiras, bolas de cristal. Cada setor tenta adivinhar a cura e pregar prevenção. O isolamento é obvio em qualquer situação de guerra, seja armamentista ou biológica quando não se conhece o inimigo. Se expor abertamente no campo de batalha, a morte é iminente. E o planeta não conhece o covid-19. Sabe que ele está em toda parte, escondido, invisível, causando baixas na humanidade. Os cientistas tentam descobrir o remédio, mas até lá, estaremos refém do desconhecido. A população em estado de pânico, não sabe mais em quem acreditar. O ex-presidente dos Estados Unidos, Benjamim Franklin, que completaria ontem 314 anos, em sua sabedoria dizia também: “O homem fraco teme a morte, o desgraçado chama-a; o valente procura-a. Só o sensato a espera. ”
Sejamos sensatos, não desafie o covid-19. Parafraseando a abertura desta coluna, Não seja o prego que falta na ferradura.
35 ANOS
Esta é a primeira edição da jornada do 35º ano de fundação da Gazeta Bragantina. Ontem o jornal completou 34 anos. Fundado em 17 de abril de 1986, por mim e pelo José Eduardo Cacossi, que ficou associado a empresa até 1988, a Gazeta escreveu e testemunhou a história de Bragança Paulista e os principais acontecimentos do país e do mundo. Inovamos no início dos anos 2000, com implantação de impressoras rotativas próprias que permitiram inserir cores nas edições, e imprimir jornais para empresas e editoras jornalísticas de Bragança e outras cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A GB, prestou e presta serviços gráficos, informou e formou opinião, e assim continuamos até hoje.
Iniciamos em 1986 com edição regional mensal, depois quinzenal, mais tarde semanal, bissemanal e tri- semanal. Agora, devido à crise do covid-19, retroagimos a bi- semanal e a partir de maio circulará apenas aos sábados, até que tudo isso passe e a economia volta à normalidade.
OPORTUNISMO
O presidente Jair Bolsonaro acusou o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM) de fazer parte de um complô para enfraquecer o governo com sua atuação parlamentar, visando as eleições de 2022.
Isso ficou óbvio em trabalhar efusivamente para aprovação de recursos da ordem de um trilhão de reais num momento em que o Tesouro e a economia não resistem e podem estraçalhar as contas e a economia do País.
Ao par disso o ex-ministro Mandetta, indicado pelo Democrata (DEM) fez o jogo desafiando a hierarquia do cargo, talvez aconselhado por um dos caciques do DEM, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a conceder entrevista à TV Globo, considerada arqui-inimiga do governo federal, domingo passado. Nesse fato, Mandetta desafiou pela enésima vez o chefe (Bolsonaro) e assinou sua demissão, tornando sua manutenção no cargo insustentável. Mandetta foi “malandro”. Sabia que estava com um pé na rua e forçou sua demissão. Foi político e covarde em não ter se demitido.
Mandetta usou a doença para fazer política e desafiar a presidência da República. E agora virou ídolo da esquerda e dos incendiários infiltrados no DEM.
Por outro lado, Rodrigo Maia reclama da falta de diálogo com Bolsonaro. Porém o presidente da República respondeu que sabe muito bem o tipo de diálogo que Maia quer ter. “ Esse tipo de diálogo que ele quer jamais terá comigo, ” disse Bolsonaro, acrescentando que falta para Rodrigo Maia patriotismo e amor pelo Brasil.
Tanto Mandetta, que foi deputado federal por dois mandatos e votou em 2016 para retirar do orçamento verba de R$22,5 bilhões da Saúde, e Rodrigo Maia, que está agindo estranhamente, são os principais oportunistas políticos da crise do covide-19. Uma vergonha!
DESAFORO-1
A Gazeta e a GB NORTE, tem sido porta voz dos reclamos da população, principalmente sobre a manutenção da cidade. Semana passada foi publicado matéria sobre o acúmulo de lixo e entulhos na estrada Antonio Moreno, que dá acesso ao aterro Sanitário. Pesquisando, encontrei informação que a situação já foi resolvida pela prefeitura várias vezes, mas algumas pessoas continuam depositando lixo e entulhos. Gente, é necessário pôr a mão na consciência e fazer sua parte em benefício da saúde pública. Se não isso não vai acabar nunca. E a população continuará sendo incomodada e prejudicada por causa de meia dúzia de imbecis que não respeitam a ordem pública. É um desaforo!
DESAFORO 2
Outro desaforo refere-se a Congaz. O acumulo de água na avenida dos Imigrantes, região do Jardim Fraternidade, supostamente atribuído a um bueiro, na verdade é causada por deficiência de uma tubulação que cruza com o gasoduto da Congaz. A Prefeitura não pode agir sob risco de rompimento da tubulação e causar um acidente grave. Conforme apurei, a Congaz teria sido notificada várias vezes para tomar providência e acompanhar a Prefeitura nos serviços de retificação da tubulação de águas pluviais e bueiro que está obstruído. Enquanto isso não ocorrer, a água continuará fluindo pela avenida e se transformando em criadouro do mosquito dengue. Acorda CONGAZ!!!
REFLEXÃO: Salmos 26: 1-12
1- Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei.
2- Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.
3- Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.
4- Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.
5- Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.
6- Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar.
7- Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.
8- Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.
9- Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos,
10- Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos.
11- Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.
12- O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao Senhor.