A obra será construída com recursos do Governo do Estado em área do HUSF e coroa o trabalho do ex-deputado e atual prefeito Edmir Chedid realizado incansavelmente desde 2015
O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus lançará em breve, a pedra fundamental da nova unidade, chamada “Hospital Santa Clara”, a ser construída nas dependências do HUSF.
Por meio de iniciativa da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF) e da Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a unidade terá 6 andares, sendo um térreo + 5 andares e será realizada em 2 fases, com previsão de entrega da fase inicial no final de 2026. O local será estruturado para oferecer serviços de alta complexidade, abrangendo áreas como clínica médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica, UTI Adulto, diagnóstico por imagem, um novo pronto-socorro e um novo serviço de ressonância magnética.
Com o objetivo de ampliar a oferta de leitos e serviços hospitalares na Região Bragantina, o empreendimento terá capacidade para comportar 150 leitos de internação, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva. 77 leitos serão entregues na fase inicial do projeto, enquanto o restante entrará em funcionamento gradativamente, conforme o andamento da implantação do Hospital Santa Clara.
Atualmente, o Hospital Universitário São Francisco é a única referência em atendimentos de alta complexidade na Região Bragantina, que abrange aproximadamente 500 mil habitantes. A criação do Hospital Santa Clara representa uma resposta estratégica a essa realidade, possibilitando a ampliação da capacidade de atendimento, a serviço da vida.
Segundo o HUSF, o Hospital Santa Clara terá 7.331 m² e capacidade para comportar 150 leitos de internação, o que deverá colaborar para o reequilíbrio da rede hospitalar na Região Bragantina.
UMA LUTA INSANA – A luta pela ampliação da oferta hospitalar na região teve início ainda em 2015, quando o então Deputado Estadual Edmir Chedid apresentou formalmente à Secretaria de Estado da Saúde o pedido para implantação de uma unidade regional, destacando o déficit de leitos e a necessidade de descentralizar o atendimento de alta complexidade. Essa demanda foi reforçada diversas vezes ao longo dos anos, em diferentes momentos e gestões estaduais, incluindo solicitações dirigidas aos Governadores João Doria, Rodrigo Garcia e, mais recentemente, Tarcísio de Freitas, além de reiteradas tratativas com todos os Secretários Estaduais de Saúde nesse período.
Com a nova administração em 2025, a pauta foi tratada como prioridade absoluta desde o início de janeiro. Foram realizadas visitas técnicas, como a análise do antigo Hospital Unimed em janeiro de 2025, reuniões com equipes da Secretaria Estadual de Saúde, além de articulações diretas com o Hospital Universitário São Francisco (HUSF) para construção de alternativas após mudança de diretriz do Estado quanto ao antigo imóvel.
Em resposta a todas essas demandas, foi construída uma parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e a gestão estadual, culminando no anúncio oficial da obra do novo Hospital Santa Clara, que será erguido dentro do complexo do HUSF, prioritariamente para atendimento de alta complexidade.
