“Chegarei de surpresa dia 15, às duas da tarde, vôo 619 da Varig.” (Mengálvio, icônico meia do Santos, em telegrama à família)
BOM REZAR
O Bragantino entrou na terceira onda de paralisações do campeonato brasileiro. A primeira, por conta do Mundial de Clubes, vinha de campanha brilhante, e na volta ficou 10 partidas sem vencer. A segunda, Data Fifa para a rodada final das Eliminatórias da Copa do Mundo, sofreu nova série de derrotas. Agora, novamente Data Fifa, para seleções jogarem contra equipes que não ganhariam nem o campeonato sergipano, nova paralisação. Seria muito bom e prudente todo o time e a torcida, numa só corrente, orar com fé, pois o retorno pode ser como das vezes anteriores, ou seja, catastrófico. E pior, a volta será contra o Palmeiras, líder do campeonato, em São Paulo.
BARBARIDADES
A arbitragem do jogo entre Bragantino e Grêmio, partida que marcou a recuperação do Massa Bruta, que vinha de quatro jogos sem vencer, foi uma barbaridade. Roubaram escandalosamente o time gaúcho. A equipe de arbitragem deveria sair presa do Estádio Municipal, tamanha a ousadia que praticaram dentro de campo. Claro que o Braga não teve nada com isso. Pênalti dado foi convertido e expulsão do zagueiro gremista computada como vantagem. Mas foi vergonhoso. Não muito distante, no Estádio do Morumbi, a arbitragem também fez das suas e ajudou o Palmeiras a se tornar líder do certame. Mas nessa partida, é preciso que se diga que o time do São Paulo também é uma vergonha, pois permitiu, ao estar vencendo o clássico por 2 x 0, que o Verdão virasse para 3 x 2. Isso é resultado de jogo entre time grande e pequeno.
QUE LIGA?
Mais um quiprocó envolvendo o futebol brasileiro. O Flamengo, que se acha todo-poderoso, dentro e fora dos gramados, resolveu peitar todo mundo e através de uma liminar impediu a Libra de repassar dinheiro aos clubes a ela filiados. E virou guerra. Esse é apenas mais um exemplo de como a CBF vai continuar reinando absoluta no comando do futebol nacional. O sonho de uma Liga, criada pelos clubes, vai esbarrar nos interesses de cada um, como sempre tem sido. Liga? Que Liga?
ÚLTIMO TERÇO
Os dois principais campeonatos de futebol do País entraram no último terço do total de 38 jogos, Séries A e B. E a briga vai ser renhida até o final. Tanto na disputa pelo título, como no salve-se quem puder para não ser rebaixado. Na série A tudo, por enquanto, se resume a três candidatos ao título, mas na B, pelo menos oito têm condições não do título, que é o que menos importa, mas estar entre os quatro que sobem para a Série A no ano que vem.
PREJUÍZOS
Reportagens em jornais e nas redes sociais mostram que vários clubes, inclusive aqueles que a mídia considera ‘gigantes’, devem fechar o ano no vermelho, com prejuízos de grande monta. Tipo Corinthians, Santos, São Paulo, Atlético Mineiro, Botafogo e Vasco. A coisa tá feia quando o assunto é dinheiro. Devem pra Deus e todo mundo. Não pagam ninguém. O começo da próxima temporada vai ser difícil para essas agremiações.
DECISÃO
O campeonato amador da Série C vai conhecer hoje o seu campeão. Mas ambas as equipes estarão na Série B do ano que vem. O confronto vai acontecer no campo do São Lourenço, às 10 horas. Mas o Campeonato de Menores não vai ter rodada. Como amanhã é o Dia da Criança, a pausa se fez necessária. Volta no outro domingo, com a fase de quartas de final.