A Secretaria Municipal de Educação, por determinação do prefeito Edmir Chedid, vem realizando reuniões com pais de alunos da zona rural em bairros onde funcionam ainda as salas multisseriadas. Essas salas foram instaladas devido à carência de alunos em séries do ensino infantil e fundamental. A medida adotada em caráter emergencial estará definitivamente banida a partir do ano que vem. Segundo o prefeito, as reuniões promovidas pela secretária Tatiana Canquerini objetivam expor o sistema que será implantado a partir de 2026 para comportar os alunos, cada um na respectiva sala da série em curso de escolas próximas ao bairro.
Os alunos que frequentam as salas multisseriadas receberão toda a assistência devida pelo Poder Público, como transporte gratuito, merenda de qualidade balanceada que já é servida pelo município, etc. Presume-se que esses alunos transitarão em ônibus confortáveis e seguros, em distâncias que podem variar em até cinco quilômetros da residência.
IDEB
As salas multisseriadas são um dos agravantes que construíram o baixo índice que Bragança recebeu no levantamento de 2023 do IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O índice é apurado a cada 2 anos. O de Bragança foi 6,1 – o menor entre as cidades da região: Atibaia 7,2; Itatiba e Socorro 7,1; Pedra Bela 6,9; Piracaia 6,6; Amparo 6,3; Pinhalzinho, Vargem, Joanópolis, Perdões e Serra Negra, 6,2.
O que são as salas multisseriadas? Uma sala com alunos de 1º, 2º e 3º anos ou mais com única professora lecionando para três ou mais séries diferentes, sistema que se revelou ineficiente e prejudicial em ensinamento básico para crianças.
