Muitos comemoraram no último domingo, dia 20, o Dia do Amigo. A data é celebrada oficialmente no calendário de alguns locais, como Belo Horizonte e o Estado do Rio de Janeiro. Entretanto, no dia 30 de julho comemora-se o Dia Internacional da Amizade, data proclamada durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011.
Seja no dia 20 ou no dia 30, o importante é que haja um momento reservado para celebrar a amizade. E, nesses dias, mensagens entre amigos são trocadas de diversas formas: telefonemas, publicações no Facebook, Instagram, mensagens pelo WhatsApp etc.
Falando sobre amizade há uma frase curiosa e uma ilustração interessante. A frase diz: “Amigo é igual parafuso, só se sabe se é bom na hora do aperto.” Já a ilustração conta que um jovem foi intimado a comparecer diante de um juiz muito severo. Não sabendo exatamente do que se tratava, nem o que lhe aguardava, procurou um amigo para saber se poderia ajudá-lo. O amigo respondeu: – Você precisa se apresentar diante desse juiz com uma boa aparência, comprarei um terno para você. Ainda confuso, o jovem buscou um segundo amigo, que prontamente se colocou à disposição para levá-lo até a porta o fórum. Ainda sem saber exatamente o que iria acontecer, recorreu então a um terceiro amigo, que lhe disse: – Você já tem um terno para se apresentar ao juiz. Tem também um carro que o irá levar até o fórum. Mas ainda não tem um advogado. Eu serei seu advogado diante desse juiz. Irei com você à presença dele e, se necessário for, o defenderei.
Na Bíblia (a Palavra de Deus), encontramos uma história em que quatro amigos carregam um outro amigo, paralítico, até o local onde Jesus Cristo estava, para que este o curasse. Ao chegarem, perceberam que era difícil se aproximar de Jesus por causa da multidão.
Então, subiram até a laje da casa, fizeram um buraco, amarraram a maca e baixaram essa maca em que estava o amigo paralítico até a presença de Jesus. Ali Jesus realizou um milagre e curou o paralítico. Mas é interessante notar o que diz o texto dessa história: o Evangelho afirma que Jesus curou aquele homem por causa da fé dos amigos. O texto diz: “vendo a fé deles” (Evangelho de Marcos 2:1 a 12).
Aquele paralítico teve amigos dispostos e comprometidos em ajudá-lo. Eles não mediram esforços: carregaram-no, conduziram-no até o local onde Jesus estava, subiram na laje, abriram um buraco, baixaram a maca – e viram o milagre de Deus a favor desse amigo. Foram altruístas, demonstraram amizade e, mais do que isso, demonstraram ter fé. Tanto que o texto mostra que Jesus Cristo agiu por causa da fé dos amigos: “vendo a fé deles”.
Diante do exposto pergunto: Você tem amigos que o aproximam de Deus? Seus amigos se esforçam para ver Deus agindo a seu favor? E a recíproca é verdadeira? Você é aquele amigo que deseja ver a mudança através da ação de Deus e aproxima seu(s) amigo(s) de Cristo Jesus?
Meu desejo é que você tenha amigos que te aproximam de Deus, e que você seja aquele que leva seu(s) amigo(s) mais próximo(s) de Deus.
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd. Planejada II. prrogeriomachado@yahoo.com.br