Finalmente, depois de meses, o Bragantino conseguiu mostrar bom futebol diante do Botafogo carioca, pela terceira rodada do Brasileirão e conquistou a primeira vitória depois de sete jogos.
O que permitiu uma atuação acima da média foi a mudança de postura do setor defensivo, que permaneceu a maior parte do tempo apenas cumprindo a missão de bem marcar o ataque adversário, ao invés de avançar com todos os zagueiros ao mesmo tempo e permitir contra-ataques, a maioria fatal.
O primeiro tempo foi muito bom, com um Bragantino superior em todos os setores, o que lhe permitiu criar maiores oportunidades de gol. E o único assinalado durante os 90 minutos aconteceu logo aos 4 minutos, em jogada ensaiada: John John cobrou escanteio tocando para Juninho Capixaba, que devolveu a bola já perto da linha de fundo. John John cruzou rasteiro e encontrou Eduardo Sasha na pequena área para empurrar para as redes.
O Botafogo, por seu turno, se mostrou incapaz de se livrar da marcação alta imposta pelo time de Fernando Seabra. Isso dificultou a criação de jogadas e permitiu que o Braga tivesse mais posse de bola na maior parte do tempo.
Na etapa complementar, como era esperado, o Botafogo voltou com modificações e tentou manter o Bragantino em seu campo defensivo, porém pouco inspirados, os cariocas pouco conseguiram criar. Ainda assim obrigaram o goleiro Cleiton e duas defesas espetaculares.
A vitória pode dar mais tranquilidade para a equipe evoluir e brigar por posições melhores na tábua de classificação.
Destaques para Cleiton, Guzmán, Juninho Capixaba, John John e Eduardo Sasha.
O time volta a campo na quarta-feira (16), às 19 horas, na Ilha do Retiro, no Recife (PE), para enfrentar o Sport.
BRAGANTINO 1 x 0 BOTAFOGO
Campeonato Brasileiro – 3ª Rodada
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data: 12 de abril de 2025, (sábado, 16h)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS) – Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Daniella Coutinho Pinto (BA) – Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Público: 5.233 pagantes – Renda: R$ 197.980,00
Cartões amarelos: Cleiton, Isidro Pitta e John John (Bragantino) e Gregore e Marlon Freitas (Botafogo)
Gol: Eduardo Sasha aos 4’ (Bragantino)
BRAGANTINO: Cleiton; Andrés Hurtado (Eduardo Santos), Pedro Henrique, Guzmán Rodríguez e Juninho Capixaba; Gabriel, Eric Ramires (Guilherme Lopes) e Jhon Jhon (Gustavinho); Eduardo Sasha (Isidro Pitta), Lucas Barbosa (Vinicinho) e Henry Mosquera. Técnico: Fernando Seabra.
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas (Mastriani), Patrick de Paula (Matheus Martins) e Savarino; Artur (Santiago Rodríguez) e Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.