O renomado organista alemão Thomas Hoessler apresentará um concerto especial no Órgão de Tubos da Igreja do Rosário, neste domingo (6) às 18h, logo após a Missa das 17h, com entrada gratuita. O repertório, inspirado no ciclo quaresmal, busca proporcionar um momento de reflexão na preparação para a Páscoa.
Hoessler, organista da Basílica Menor de Birnau, na Alemanha, já atuou como diretor do Musikverein de Kluftern e regente coral em Meersburg.
Em sua sétima visita ao Brasil, a convite do grupo folclórico Stella Bianca, de Jarinu, Hoessler já se apresentou em diversos órgãos históricos, incluindo o do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, e na Basílica de Nossa Senhora do Belém, em Itatiba.
Sobre o Órgão de Tubos – O órgão de tubos da Igreja do Rosário é um instrumento de grande importância cultural e histórica, conhecido por sua grandiosidade sonora e forte associação com a espiritualidade. Adquirido em 1958 da empresa J. Edmundo Bohn, foi inicialmente instalado na Catedral de Bragança Paulista, sob a iniciativa do Monsenhor Tito Felice. Com a demolição do prédio, o instrumento foi desmontado e armazenado até sua reinstalação na nova catedral nos anos 1980. Posteriormente, foi transferido para a Igreja do Rosário, mas parte do instrumento se perdeu durante o processo.
Tentativas de restauração ocorreram ao longo dos anos, mas apenas entre 2010 e 2013, durante a reforma da igreja, foi iniciada uma recuperação mais estruturada. Nesse período, foi feita a aquisição de uma nova console eletrônica e a instalação da maior parte dos registros. Em 2018, completou-se mais uma fase da restauração, restando ainda alguns trabalhos para recuperar sua condição original, como a reposição de tubos danificados e ajustes na estrutura.
O órgão foi construído por Edmundo Bohn, artesão que começou sua carreira na fabricação de harmônios na década de 1920. Produziu cerca de 80 órgãos pelo Brasil, especialmente no Sudeste. Sua empresa, que depois se fundiu com outra fabricante, encerrou a produção de órgãos em 1975. Bohn faleceu em 1968, deixando um legado significativo na construção de instrumentos musicais no país.