O Ministério da Saúde determinou o início da campanha de vacinação contra gripe para segunda-feira (7). Mas, o Estado de São Paulo anunciou no dia 21 de março a antecipação da campanha para o dia 28 de março, quando começou a distribuir 1 milhão de doses para os 645 municípios paulistas.
Questionada na segunda-feira (31) pela GB sobre o início da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde forneceu um release, na manhã de quinta-feira (3), através da secretaria de Comunicação, informando que iniciou a campanha no dia 31 de março para os 6.392 trabalhadores da saúde do município.
Para as outras 58.141 pessoas dos outros grupos preconizados a campanha se iniciará na segunda-feira (7), nos 29 postos de saúde espalhados pelo município. Sendo que dessas, seis unidades tem horários estendido até às 21h que são Águas Claras, Planejada I, Planejada II, Vila Davi, Santa Luzia e Vila Aparecida.
O objetivo é vacinar 90% dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, o imunizante é capaz de evitar 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
Outro questionamento foi sobre o dia D – que é o dia de mobilização da campanha, e a pasta informou que aguarda programação do Governo do Estado e que por enquanto não há nada definido. Mas a orientação do Ministério da Saúde, segundo o documento “Estratégia de Vacinação Contra a Influenza nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste/2025, os ‘ municípios que optarem pela realização de um dia “D” de mobilização, a data será em 10 de maio de 2025.’
O mesmo documento orienta que as ‘As unidades federadas (UFs) e os municípios devem concentrar a vacinação no primeiro mês após o início da estratégia, com campanha de comunicação e promoção de vacinações extramuros, para proteger o mais precocemente um maior número de pessoas durante a sazonalidade da doença’.
No ano passado até 17 de maio, 54 dias após o início da campanha que foi em 25 de março, menos de 30% da população preconizada, com exceção dos profissionais de saúde, haviam se vacinado. Nesse mesmo período um menino de 9 anos faleceu em decorrência da doença.
A Pasta informou ainda que a vacina contra influenza de 2025 contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
O objetivo é vacinar 90% dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, o imunizante é capaz de evitar 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
Grupos Preconizados – Fazem parte do grupo prioritário 30.954 idosos; 10.373 Crianças menores de 5 anos; 7.664 Pessoas com Comorbidades (Doença respiratória crônica, diabetes tipo I e II, Imunossupressão, obesidade grave, transplantados etc.); 6.392 Trabalhadores da saúde (que começaram a se vacinar dia 31/3); 4.323 Pessoas com deficiência permanente; 2.570 Professores; 1.690 Gestantes; 278 Puérperas; 247 População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; 40 Funcionários do sistema de privação de liberdade; 2 Forças armadas; Caminhoneiros; Forças de segurança e salvamento; Trabalhadores de transporte coletivo. A prefeitura não informou o número estimado de pessoas dos últimos três grupos.