O outono começa nesta quinta-feira, 20, e com clima de transição entre o verão e o inverno, os paulistanos podem esperar algumas mudanças climáticas graduais na temperatura durante os próximos meses.
Como sempre, os dias serão mais curtos e as noites mais longas, com temperaturas amenas e ar seco. A Defesa Civil informou, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que até junho as chuvas irã cessar consideravelmente, mantendo o ar mais seco em grande parte do país. Esse efeito pode implicar na saúde dos brasileiros, exigir maior hidratação e cuidado com problemas respiratórios.
Em Bragança Paulista, que já tem certa intensidade de vento e ar com tendência a parecer mais frio, o outono começa com média 17ºC à 26ºC, mínima possibilidade de chuva, umidade em 74%, céu parcialmente ensolarado e ventos estáveis, com rajadas de até 30km/h. Nos dias seguintes não há grandes alterações no quadro meteorológico, mas domingo aponta com possibilidade de chuva entre o início da tarde até a noite.
Em todo país a sensação de frio pode aumentar devido a maior intensidade de ventos e será comum formação de nevoeiros nas primeiras horas da manhã. Esse fenômeno pode prejudicar a visibilidade em aeroportos e estradas, e nas regiões mais frias, há possibilidade de geadas nas madrugadas.
Segundo a Defesa Civil, as previsões meteorológicas indicam que o outono deve apresentar um volume de chuvas dentro da média histórica, enquanto as temperaturas ficarão acima do esperado para a estação. Apesar do calor previsto, a população deve se preparar para dias de grande amplitude térmica, com variações significativas entre as temperaturas mínimas e máximas.
Além disso, há possibilidade de ondas de calor ao longo dos meses, o que exige atenção especial com grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.
O outono segue até dia 20 de junho, e depois inicia-se o inverno.