“Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto. Procure as janelas.” (Augusto Cury)
DESPEDIDA (I)
O prefeito Prof. Amauri Sodré recebeu este jornalista na manhã de ontem em seu gabinete para tratar de alguns assuntos da cidade e consequentemente da administração. Não foi uma entrevista. Apenas uma conversa de amigos que se conhecem há mais de 50 anos.
Não poderia deixar de fazer pelo menos uma pergunta de cunho jornalístico, mesclado com a de um amigo que o viu nascer na política nos idos dos anos 1980, pelas mãos do ex-prefeito e seu padrinho, José de Lima.
Perguntei-lhe: “Como está sendo para você ser prefeito de Bragança por dois anos e meio?
A resposta foi curta, entrecortada por lágrimas de emoção.
“Paulo, quem sentar nesta cadeira sentirá o peso da responsabilidade de cuidar de uma cidade com cerca de 200 mil habitantes, com todas as diferenças que há entre os administrados, o interesse público, as dificuldades para lidar com o funcionalismo, empreiteiros, Ministério Público, Tribunal de Contas, etc, etc, etc.
Prosseguiu o Prof. Amauri : “Eu apenas assumi o lugar do saudoso prefeito Jesus, dei continuidade ao seu trabalho, mantive todos os nomeados por ele. Enfim, não foi nada fácil, pelo contrário, mas com o apoio e ajuda dos recursos que o deputado Edmir, nosso prefeito eleito, conseguiu para Bragança nesses anos todos, me esforcei ao máximo para cumprir a missão deixada por Jesus e acredito que termino bem o nosso governo.”
DESPEDIDA (II)
O prefeito Prof. Amauri Sodré deverá aproveitar a festa do réveillon do Lago do Taboão, que reúne milhares de pessoas todos os anos, para se despedir do cargo para o povo. Na quarta-feira, dia 1º, participará da posse e transmitirá o cargo ao prefeito eleito Edmir Chedid, na Câmara Municipal, às 20h.
SECRETARIADO
O prefeito eleito Edmir Chedid, depois das solenidades da Câmara Municipal reunirá colaboradores e convidados no Centro Cultural Jesus Abi Chedid, para anunciar os primeiros secretários que iniciarão a nova administração municipal. Deverá, na ocasião, assinar vários decretos protocolares e de ação administrativa para iniciar o mandato.
ENTREVISTA
Em entrevista a FM102.1, ao radialista Eberson Martins, Edmir Chedid já anunciou que o programa inaugurado na década de 1990 pelo saudoso Jesus Chedid, “O povo pergunta e o prefeito responde” deve voltar ao ar a cada 15 dias pela FM 102.1. O prefeito quer conversar com a população por meio da imprensa e dar voz ao povo, como Jesus fazia e funcionava.
EXPECTATIVA
O clima reinante no funcionalismo municipal é de expectativa sobre como agirá o prefeito com relação à dinâmica de trabalho de cada setor. Edmir já avisou que quer agilidade, acabar com trâmite de papel, implantar inteligência artificial, acabar com a enrolação que é provocada pela papelada. Deverá também promover inovações em horários de trabalho obedecendo a flexibilidade permitida pelas leis trabalhistas.
Essa fala do prefeito eleito já deixou muita gente com a pulga atrás da orelha.
DESACATO (I)
Uma das coisas bizarras que ocorre no funcionalismo municipal está na secretaria de Assuntos Jurídicos. O tratamento dado por eles próprios, advogados concursados, é de celebridades. Uma delas é o cumprimento do horário de trabalho, que a maioria, quando quer, dribla solenemente e nada lhe acontece. Ou melhor, não acontecia.
Recentemente, o profissional que prestou concurso, deu um “Pelé” no horário e o Gabinete tomou conhecimento. O prefeito Amauri então determinou ao chefe de gabinete, Dr. Galileu de Mattos, redigir uma advertência para que a transgressão não mais se repetisse e as horas não trabalhadas não fossem pagas. E não será neste mês de dezembro, informou o secretário jurídico adoc- Galileu de Mattos.
DESACATO (II)
Esse entrevero do Gabinete do prefeito ter que advertir quem trabalha advogando para o município, para cumprir horário de 8h por dia, 40 horas por semana, é o fim da picada, pelo simples fato do concurso que prestou exigir o cumprimento de 8h por dia. Como eu disse, comportamento de celebridade e de desacato ao prefeito, ao povo e ao erário.
PANOS QUENTES
Diante do fato a pessoa recorreu à OAB para intervir junto ao prefeito e tentar revogar a advertência. Não funcionou, o ato foi mantido. A pessoa então saiu de licença médica.
OITO MIL PROCESSOS
O jurídico da Prefeitura tem cerca de oito mil processos trabalhistas tramitando. Ultimamente tem perdido vários à revelia (supõe-se que seja por perda de prazo). A prefeitura tem pago indenizações milionárias a servidores por questões que teriam que ser obstadas pelos advogados.
TRANSIÇÃO
A equipe de transição do prefeito eleito ao visitar a Secretaria de Assuntos Jurídicos, solicitou várias informações sobre o andamento do setor, processos trabalhistas, precatórios etc. As informações não foram fornecidas. Questionados pelo Gabinete, os três advogados trabalhistas do corpo jurídico, também não responderam e saíram de licença médica, informou o chefe de Gabinete do prefeito, Dr. Galileu de Mattos.
PRECATÓRIOS
Segundo a mesma fonte, a Prefeitura tem R$ 40 milhões de precatórios para pagar e a maioria é referente a ações trabalhistas derrotadas na justiça, por vários motivos, inclusive por perda de prazo.
Já dizia o mestre prof. e jornalista, meu mentor, saudoso William Gonzaga Domingues Cardoso: “Advogado que perde prazo de processo tem que rasgar o diploma, por que para nada mais lhe serve.”
COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO
O Jurídico da Prefeitura sempre foi uma bolha de celebridades. Mas o que está acontecendo atualmente é muito grave, considerando os prejuízos causados por perda de prazo em processos, ineficiência, indolência com cumprimento de horários, etc.
No meu entendimento, em se tratando de serviço e dinheiro públicos, o caso merece uma investigação mais profunda além de uma sindicância. Talvez seja o caso de os vereadores proporem a abertura de uma Comissão Especial de Investigação ou Inquérito por parte da Câmara Municipal para esclarecer a situação. O povo precisa saber para onde e como vai o seu dinheiro.
REFFLEXÃO: SALMOS 97:1-12
1 O SENHOR reina; regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas.
2 Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono.
3 Um fogo vai adiante dele, e abrasa os seus inimigos em redor.
4 Os seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra viu e tremeu.
5 Os montes derretem como cera na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra.
6 Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória.
7 Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses.
8 Sião ouviu e se alegrou; e os filhos de Judá se alegraram por causa da tua justiça, ó Senhor.
9 Pois tu, Senhor, és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses.
10 Vós, que amais ao Senhor, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios.
11 A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração.
12 Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e dai louvores à memória da sua santidade