Dois sofás foram descartados irregularmente na caçada da Rua do Rosário, no Centro da cidade, obstruindo a passagem de pedestre e emporcalhando a cidade.
Ficaram dias lá, cerca de 2 semanas, e na manhã de ontem os moveis já não estavam, provavelmente sendo retirados na quinta-feira ,7. Quem descartou ,não tem educação, não sabe que é crime, ou é muito indiferente com a comunidade.
A população precisa aprender que descarte de resíduos volumosos – que são basicamente por material volumoso não removido pela coleta pública municipal rotineira, como móveis e equipamentos domésticos inutilizados, grandes embalagens e peças de madeira, resíduos vegetais provenientes da manutenção de áreas verdes públicas ou privadas, e outros – não podem ser descartados na rua, calçadas, terrenos, etc. O descarte irregular é crime federal e a prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa.
A responsabilidade do descarte é de quem está descartando e não do governo.
Aqui em Bragança há o Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 307/2002, que regulamenta as maneiras adequadas para tratar e descartar cada tipo de resíduo.
A população tem o dever de fazer o descarte correto de resíduos sólidos de entulhos, restos de construção e resíduos volumosos, como colchões e sofás. O município conta com coleta de lixo domiciliar e ainda com dois Ecopontos para que os munícipes possam descartar corretamente os resíduos, entulhos e materiais sem serventia.
Quem flagrar este tipo de ação pode denunciar acionando a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou ainda registrando pelo aplicativo do Sistema de Ouvidoria Municipal (e-OUVE).
Os Ecopontos, ficam nas dependências do Posto de Monta e na Planejada II, localizado na Rua Padre Lincoln Leme, nº 275.
Segundo a prefeitura, os Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4033-1870 ou (11) 4034-6780.