A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ocorrerá no domingo (3), para 4,3 milhões de inscritos confirmados. Ao todo, são cerca de 10 mil salas de aplicação em 1.753 municípios de todos os estados e o Distrito Federal. Serão dois dias de prova, e a segunda etapa será no dia 10 de novembro.
Nos dois dias de provas, os participantes do Enem responderam a perguntas de quatro áreas de conhecimento, que, ao todo, somam 180 questões objetivas.
Em 3 de novembro, as provas são compostas por: 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Os participantes também devem redigir uma redação de 30 linhas.
Em 10 de novembro, as 90 questões objetivas estão divididas em 45 itens de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática, conforme figuras abaixo.
Como todo ano, os estudantes devem seguir algumas orientações básicas para realizar a prova com êxito. É necessário que confirme o cartão de inscrição, que está disponível na Página do Participante do Enem 2024. Lá terão informações importantes como local da prova, horário, opção de língua estrangeira, além de registrar que a pessoa exige atendimento especializado, ou tratamento pelo nome social. É recomendado pelo Inep que os participantes levem o cartão de confirmação – apesar de não ser obrigatório – para facilitar na conferencia de informações.
As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.
O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele país.