Na próxima semana, entre os dias 25 e 28, o Museu Municipal Oswaldo Russomano recebe o evento 18ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”.
O evento, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como objetivo ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicos, promovendo a reflexão sobre como os museus podem se tornar mais acessíveis a diferentes públicos, tanto em termos físicos quanto sociais e culturais.
A programação começa com uma roda de conversa, das 19h às 20h30, sobre “A Inclusão Cultural: Desafios e Conquistas”, com a participação de Lorena Krichanã de Oliveira Lima, Professora estadual de apoio e diretora da Associação das Amadas, e do Professor Doutor José Erick de Souza Lima, do Instituto Federal de Bragança Paulista. O Sr. André Oliveira de Assis Exel, Diretor técnico na APAE de Bragança Paulista, apresentará a perspectiva da deficiência intelectual. O evento ocorrerá no Salão de Exposições do Museu.
No dia 26, também das 19h às 20h30, será realizada a palestra “Acessibilidade na Área Cultural: Pontos e Contrapontos”. Este bate-papo contará com a Professora Mestre Malu Silva, Profa. Bilíngue (LP/Libras), Tradutora-intérprete, audiodescritora e CEO no ceiLibras, além de Simone Maria Rodrigues, Pedagoga e Instrutora de Braille na Associação Beneficente São Lucas. O local é o mesmo: Salão de Exposições do Museu. NA sexta-feira (27), das 19h às 20h30, acontecerá um bate-papo sobre “O Idoso e o Museu”, com a Dra. Dilza Cardoso, Advogada e Presidente do Conselho Municipal do Idoso, e Ismara Bastos, Assistente Social e membro do Conselho Municipal do Idoso, no Salão de Exposições do Museu.
Por fim, no sábado (28), das 10h às 12h, será oferecida uma Oficina de Libras, com a contação de histórias infantis conduzida por Malu Silva, como parte do III Setembro Azul, no mesmo local, Salão de Exposições do Museu.
O Museu Municipal “Oswaldo Russomano” está localizado na Rua Cel. João Leme, 520 – Centro.