Na sexta-feira (6/9), às 10h do Brasil, 14h de Angola e 15h de Moçambique, o escritor e poeta Zé Franco (José Manuel Francisco Franco) lançará o livro de poemas Tradutor de Silêncios, pela Editora Filos e com prefácio do professor José Manuel Oliveira Ribeiro, poeta e professor pela Escola Superior Artística do Porto – Portugal. O lançamento acontecerá em mais de oito das maiores livrarias do Brasil para o mundo e pelo site da Editora Filos, na ‘Área do Autor’. O livro conta com pré-venda, no valor de R$40,00, até o dia 5 de setembro, e pode ser adquirido em pedido por e-mail josefrancofranco05@gmail.com , ou através do número (+244) 930 019 137.
Sobre o processo de produção da obra, Zé Franco anota que “foram-se uns anos desde a sua edição com o selo Editorial da Filos, no Brasil, e conta com o prefácio escrito pelo professor Oliveira Ribeiro, do Porto, Portugal, a quem não morre em mim a gratidão. Sou rico de pobreza sobre falar sobre a obra, e sintam-se livres ao meu juízo por isso, é que me posso sentir ante ela também. Arriscara-me um pouco que há nela, e tal qual o prefácio, espero que não roubem de vós a liberdade de viver, sentir, ler, ouvir… entrelinhas das estâncias que trazem as traduções dos silêncios que numa liberdade pude viver, sentir, ler, tecer, ouvir…, ora na solidão só, ora na solidão entre um mundo no qual me envolvera com a minha alma. O mundo pode resumi-la em 5, 4, 3, 2 ou em 1 poema apenas, todavia, se apenas um único verso encontrar com madrugada às noites noites (sim, duas vezes) de um (a) amigo (a) leitor (a) e viver o que o (a) edifique, eu estou vivo, e é madrugada e se não, de igual modo, há vidas depois do entardecer”.
Sobre o autor – Zé Franco, W’Áfrika, José Manuel Francisco Franco, é professor pelo Instituto de Ciências Religiosas de Angola, ICRA – Malanje, na altura, atual Magistério João Paulo II; escritor, poeta, trovador, haikaísta angolano, natural de Malanje. É reconhecido no Brasil e internacionalmente com prêmios, títulos honoríficos e menção honrosa no Prêmio Internacional Pena de Ouro pelo seu poema “Uma terra que meu avô sonhou”. Entre outras, representante e membro das entidades: Academia de Letras de São Paulo da Aldeia – ALSPA, Brasil; Academia Brasileira Camaquiana – ABC, Brasil; Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova – ALEPON, Brasil e Portugal. Tem várias participações em coletâneas internacionais. Tem textos publicados em revistas e jornais, sublinhando o Jornal Cultural ROL e na Revista casa de Escritores, nos quais é colunistas. Teve e tem ainda poemas recitados nas emissoras internacionais, em Portugal e no Brasil.