“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos.” (Nelson Rodrigues )
INÍCIO DE CAMPANHA
Os bastidores da eleição deste ano em Bragança começam a fervilhar. As duas maiores forças, grupos Chedid (União Brasil) e Lima ( PSD), devem polarizar a campanha porque os demais candidatos não têm cacife eleitoral e nem financeiro para ameaçar as candidaturas de José de Lima e, por enquanto, do atual prefeito prof. Amauri Sodré, tido como candidato natural do União Brasil. O partido deverá definir a chapa majoritária até o dia 5 de agosto. O PSD já definiu, tendo José de Lima para prefeito e Basílio Zecchini como vice.
Os partidos de esquerda e centro-esquerda, devem lançar candidaturas próprias, como o PT, que divulga nas redes sociais como pré-candidato o nome do médico ortopedista Mauro Moreira, e o Solidariedade o nome de João Carlos Carvalho. Outros nomes ainda podem aparecer no cenário.
PESQUISA
O União Brasil selecionou pelo menos 12 nomes que deverão ser avaliados para compor a chapa majoritária: Amauri Sodré, José Benedito Ditinho de Oliveira, Sidney Guedes, Arnaldo de Carvalho Pinto, Coronel Américo, Victor Hugo Chedid, pastor Marcos Roberto, pastor Wagner, Marquinho Chedid, Gustavo Sartori, Dr. Valdir, Adilson Condesso e Gi Borboleta.
Desses 12 nomes, se não surgir mais alguns, deve sair a chapa de prefeito e vice que será proposta na convenção do grupo que ainda não tem data definida.
CLIMA AMISTOSO
Os dois maiores rivais, Chedid e Lima, sinalizam para uma campanha baseada em propostas para enfrentar os desafios já desenhados, principalmente da mobilidade urbana, criação de empregos, transporte coletivo, habitação, saúde e educação, etc.
O líder do grupo liderado pelo União Brasil, deputado Edmir Chedid, distribuiu cartilha em reuniões semanais com pré-candidatos a vereador, que orienta procedimentos da lei eleitoral pregando campanha de propostas diretas e de respeito aos adversários.
José de Lima, que já foi prefeito por três mandatos, tem falado que pretende desenvolver campanha amistosa priorizando propostas e retomada de projetos que não conseguiu desenvolver em mandatos passados.
JOGO É JOGO ,TREINO É TREINO
Como se diz na linguagem esportiva, jogo é jogo e treino é treino. Agora estamos na fase dos treinamentos de pré-campanha eleitoral. Quando os times entram em campo, mesmo que o jogo seja amistoso, ninguém quer perder. E é ai que mora o perigo. Sempre vai ter um jogador mais exaltado que pode tumultuar a partida e descambar para a baixaria. Como diz o dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues …” Não se faz política e futebol com bons sentimentos.”
Espera-se que em Bragança a campanha não descambe para a baixaria. Se isso ocorrer, o eleitorado vai vivenciar uma guerra pesada pelo poder, porque tanto Chedid, como Lima, têm arsenal político de alta destruição que podem usar, ou delegar para terceiros com remotas chances de vencer uma eleição.
NA REGIÃO
O clima político na região não é tão amistoso como aparenta ser em Bragança. Em Socorro, por exemplo, o jornal Socorrense, provavelmente ligado ao ex-prefeito Mauricio de Oliveira Santos, que retorna ao cenário político de Socorro, depois de longa ausência vivendo no exterior, tem feito reportagens de alto poder agressivo contra o também ex-prefeito, André Bozola.
Em Atibaia, a disputa também será acirrada e o embate poderá descambar. Já em Serra Negra, o clima é tranquilo e o atual prefeito Elmir Chedid deverá ser reconduzido facilmente devido ao excelente trabalho desenvolvido na administração municipal.
CAMPEÕES
Levantamento feito no setor de RH da Câmara Municipal de Bragança, revela os campeões de faltas não justificadas às sessões no período de 18/06 de 2022 a 18/6 de 2024. Em primeiro lugar está o vereador Juninho Boi, com 10 faltas; em segundo Marcolino com 4; Fabiana Alessandri com 2, Ismael Brasilino, 2; Jocimar Scotti, 2 ; Camila Marino, Eduardo Simões, Marco Leitão, e Rita Leme, todos com 1 falta. Não faltaram em nenhuma sessão, Claudio Coxinha, Fabio Nascimento, Gi Borboleta, Marcos Roberto dos Santos, Miguel Lopes, Missionária Pokaia, Nathanael Ananias, Quiqui Brown e Tião do Fórum.
FORA DA DISPUTA
O vereador Marco Marcolino (PSDB) tem anunciado que não vai tentar a reeleição e deverá deixar a vida pública.
Nas hostes do União Brasil, comenta-se que o vereador Gabriel Cintra Gonçalves, que está concluindo estudos para ser sacerdote, também não deverá disputar a reeleição, mas não fala publicamente sobre o assunto. No pleito de 2020, Gabriel foi o vereador mais votado com 1.805 votos. Marcolino ficou em 13º com 728 votos.
REFLEXÃO : SALMOS 115:1-28
01 Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
2 Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
3 Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
6 Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
8 A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
9 Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
10 Casa de Arão, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
11 Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
12 O Senhor se lembrou de nós; ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão.
13 Abençoará os que temem ao Senhor, tanto pequenos como grandes.
14 O Senhor vos aumentará cada vez mais, a vós e a vossos filhos.
15 Sois benditos do Senhor, que fez os céus e a terra.
16 Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens.
17 Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.
18 Mas nós bendiremos ao Senhor, desde agora e para sempre. Louvai ao Senhor.