“Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição anterior, mesmo que o agrave.” (Carlos Drummond de Andrade)
ELEIÇÃO
Os partidos políticos continuam se organizando para as eleições municipais deste ano. Há informações sobre pré-candidaturas a prefeito. De fato, só se pronunciou até o momento o ex-prefeito José de Lima, pelo PSD, e o prefeito Amauri Sodré, cuja candidatura à reeleição ainda não está definida, mas ele é o candidato natural do União Brasil.
Obviamente os partidos nanicos (em Bragança) de esquerda, como o PT, Partido Verde, Solidariedade, PCB e Avante, devem lançar ou apoiar candidato, mas ainda não há nomes definidos.
Até as convenções, que acontecem no período de 20 de julho a 5 de agosto, o trabalho dos partidos é organizar chapa de candidatos a vereador, deixando a definição de candidatura a prefeito para a última hora das convenções.
Quem sair na frente terá mais tempo para se organizar e colocar a campanha na rua, o que deve ocorrer somente a partir do registro de candidaturas, ou seja, dia 16 de agosto. Propaganda antecipada é crime eleitoral, porém o boca-a-boca para informar candidatura é incontrolável.
Serão 51 dias de campanha até o dia 6 de outubro. Tempo curto que trabalha contra quem deixar para definir na última hora.
VEREADORES
A eleição para vereador em Bragança está muito atrelada a candidaturas de prefeito. Nesta eleição, não haverá coligação que outrora elegia candidatos com baixa votação puxados por aqueles que tinham muitos votos, além do quociente eleitoral. Agora serão eleitos exclusivamente os mais votados.
Não vai ser fácil para ninguém, até porque há quem diga que dos atuais 19 vereadores, mais de 60 por cento pode não se reeleger.
BAIXA AUDIÊNCIA
Pelo menos no Youtube, a audiência das sessões da Câmara Municipal é bem baixa. Em todas as que assisto ao vivo não passa de 10 pessoas. Mesmo assim ninguém fica até o final. Porém, um dia depois registra cerca de 270 visualizações. Quem apostar nessa rede social como prova de publicidade eficiente estará equivocado.
IMAGEM EM QUEDA
O Conselho Nacional de Justiça determinou que um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo seja afastado e investigado devido à acusação de venda de sentença criminal. Em Alagoas um juiz entrou no sistema do Tribunal e alterou uma sentença para favorecer o próprio filho que é advogado de uma causa julgada por outro juiz. O juiz que teve sua sentença alterada descobriu e reclamou. O Tribunal de Alagoas apenas repreendeu o magistrado que cometeu o crime.
Por essas e outras, além do festival de decisões monocráticas que atropelam o Poder Legislativo, do mandar prender, mandar soltar, perseguir a bel prazer quem tem opiniões e pensa diferente nas mídias digitais e na imprensa escrita, falada e televisada, pelos gastos excessivos e desnecessário do dinheiro público em eventos e viagens internacionais e em penduricalhos salariais, promovidos pelo Supremo Tribunal Federal, a imagem do Poder Judiciário vai se desgastando perante a opinião pública, mas continua impondo medo às redações.
CRAVO E FERRADURA
O sistema viário de Bragança continua complicado. Medidas que desagradam a população, tomadas pela secretaria de Mobilidade Urbana, colaboram para que a imagem do setor seja mal avaliada em pesquisas de opinião. Por outro lado, pelo menos o centro urbano e bairros mais próximos do entorno central, recebem boa manutenção da sinalização vertical, aérea e horizontal, lombadas e placas, além de atender bem a solicitação de quem reclama por alguma melhoria que seja legal e eficiente e que atenda a coletividade. A atuação e eficiência dos serviços executados pelo responsável do Setor de Manutenção da Secretaria de Mobilidade, pelo menos de algum tempo para cá, melhorou bastante.
INTENSIDADE
O deputado estadual Edmir Chedid tem intensificado seu trabalho de parlamentar junto ao governo do estado para destinar recursos às prefeituras para implementação da Educação e Saúde. Nesta semana, vários municípios foram contemplados com verbas para ampliação de creches e compra de equipamentos para a Educação Básica, num total de R$ 969,8 mil. No mesmo período, se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, para demonstrar sua preocupação com o atendimento prestado aos pacientes do interior e do litoral. Além de reivindicar mais recursos aos municípios, cobrou também aumento do número de leitos nos hospitais que atendem o SUS.
REFLEXÃO- Salmos 72 : 1-20
1 Ó Deus, dá ao rei os teus juízos, e a tua justiça ao filho do rei.
2 Ele julgará ao teu povo com justiça, e aos teus pobres com juízo.
3 Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros, justiça.
4 Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado, e quebrantará o opressor.
5 Temer-te-ão enquanto durarem o sol e a lua, de geração em geração.
6 Ele descerá como chuva sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a terra.
7 Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua.
8 Dominará de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra.
9 Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó.
10 Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons.
11 E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.
12 Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.
13 Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados.
14 Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele.
15 E viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se fará por ele oração; e todos os dias o bendirão.
16 Haverá um punhado de trigo na terra sobre as cabeças dos montes; o seu fruto se moverá como o Líbano, e os da cidade florescerão como a erva da terra.
17 O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado.
18 Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas.
19 E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém.
20 Aqui acabam as orações de Davi, filho de Jessé