Surpresa ou não, o Bragantino é o líder do Brasileirão, depois de três rodadas, e vai jogar nessa condição amanhã, às 18h30, no Estádio Castelão, diante dos donos da casa, o Fortaleza. O Braga soma 7 pontos e o tricolor cearense tem 4 pontos, porém disputou uma partida a menos.
No meio de semana, o Massa Bruta venceu o Sportivo Luqueño, pela Copa Sul-Americana e, pela mesma competição, o Fortaleza derrotou o Boca Juniors, na primeira vez que se enfrentaram.
O Bragantino viajou ontem à tarde para a capital do Ceará e hoje realiza um treino na capital cearense para o técnico Pedro Caixinha definir que formação começará a partida.
Ainda sem contar com Helinho, Lucas Evangelista e Matheus Fernandes, também ficam de fora Andrés Hurtado e Raul, que saíram lesionados do confronto diante do Sportivo Luqueño. Quem estará de volta é o lateral Juninho Capixaba, que foi um dos ídolos do time tricolor cearense em 2022.
A expectativa é quanto à estreia do zagueiro Pedro Henrique, recém-chegado do Athletico Paranaense. A escalação só vai ser definida momentos antes e pode ter Cleiton; Andrés Nathan Mendes, Lucas Cunha (Pedro Henrique), Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom Silva, Eric Ramires e Gustavinho (Lincoln); Laquintana (Mosquera), Eduardo Sasha e Vitinho Kiev.
Fortaleza – O técnico Juan Pablo Vojvoda ficou com pouco tempo para definir quem começa jogando, depois de jogar a Sul-Americana na quinta-feira à noite e fará avaliações hoje e amanhã para saber com quem poderá contar.
Arbitragem – O quinteto designado pela CBF para comandar a partida é formado por profissionais de diferentes estados. O árbitro principal será David e Oliveira Lacerda (ES), auxiliado por Fernanda Kruger (MT-Fifa) e Douglas Pagung (ES); Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE) como quarto árbitro e Rodrigo Nunes de Sá (RJ-Fifa) no comando do VAR.
A partida será transmitida ao vivo pelos canais Premiere.
Confrontos – O histórico entre Bragantino e Fortaleza, que contabiliza 13 jogos, nunca registrou um empate. Somando todas as competições, são 7 triunfos do Braga e 6 do tricolor cearense. Apenas considerando o Brasileirão, com 8 confrontos, ninguém leva vantagem: 4 vitórias cada um.
No quesito gols, no entanto, o Fortaleza leva ligeira vantagem, com 24 tentos, enquanto o Massa Bruta soma 20. A curiosidade nesse caso, é que o time cearense aplicou duas goleadas no Braga: a primeira, 6 x 1, quando se enfrentaram pela primeira vez, em 2002, partida válida pelo Brasileiro B. A outra, por 6 x 0, vinte anos depois, em novembro de 2022, quando o técnico Maurício Barbieri praticamente estava de saída. Essas duas partidas foram disputadas no Castelão, na capital cearense. O placar mais elástico conquistado pelo Bragantino foi em 2009, placar de 4 x 1, ainda pelo Brasileiro Série B.