Os agentes fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) estiveram no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, em Bragança Paulista, onde, amanhã, começa a 57ª Expoagro e a 30ª Festa do Peão de Boiadeiro, para fiscalizar o exercício profissional nas atividades da área tecnológica. Segundo organizadores, a expectativa é receber mais de 500 mil pessoas ao longo dos eventoso, que acontecerá até 5 de maio.
Segundo o orgão, foram fiscalizadas atuações na montagem de estruturas como arquibancadas, camarotes, palcos, tendas e pisos, sistemas elétricos que abrangem som, iluminação e geradores, além das estruturas do parque de diversão, arena e bretes – instalação que permite a contenção individual de animais, principalmente bovinos. O evento terá atrações como rodeio profissional, montaria em touros, exposição agropecuária e praça de alimentação, além de shows musicais.
“A presença de um profissional habilitado à frente das atividades técnicas é de extrema importância para garantir a proteção de todos os visitantes, por isso, a missão do Crea-SP é recolher as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) dos prestadores de serviço e averiguar que estejam hábeis para exercer as atividades necessárias para tudo acontecer com êxito e segurança”, explicou o chefe da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) do Crea-SP em Bragança Paulista, Eng. Guilherme Fiorellini, que esteve acompanhado do agente fiscal Antônio Parcel na operação.
Para efetuar uma fiscalização ainda mais eficaz e completa, o Conselho firmou uma parceria com a Secretaria de Obras do município para a disponibilização de um profissional da área tecnológica, que participou em conjunto da ação, além de representantes da empresa realizadora do evento. “É fundamental ter o Crea-SP como um grande colaborador, pois é um órgão que tem a função de analisar a proteção de todos durante a montagem e a utilização das estruturas da festa. Essa parceria torna o trabalho das duas partes mais eficiente”, declarou o engenheiro civil da Secretaria de Obras de Bragança Paulista, André Monteiro.
Balanço
Levar a fiscalização aos quatro cantos do Estado, contemplando os 645 municípios paulistas, é um compromisso do Crea-SP. Este ano, entre os meses de janeiro e março, foram realizadas mais de 130 mil ações fiscalizatórias, somando todas as áreas abrangidas pelas Câmaras Especializadas, nas 12 gerências regionais. Ano a ano, o Crea-SP segue superando suas metas de fiscalização. Entre 2015 e 2023, as ações aumentaram 2.670% e o ano fechou com 774.299 ações fiscalizatórias, um novo recorde histórico.
Denúncia
Para fortalecer a ação de fiscalização do Crea-SP, canais de denúncia estão disponíveis em todas as unidades do Conselho, no site, por telefone (0800 017 18 11), pelo e-mail: faleconosco@creasp܂org܂br ou pelo aplicativo Crea-SP, disponível para Android e iOS.