Do início do ano até quarta-feira (27), 2.711 pessoas testaram positivo para dengue no município e outras duas vieram a óbito. O número foi divulgado pela secretária municipal de Saúde Marina de Oliveira, em entrevista ao Programa Manhã Total da Rádio FM 102,1, na manhã da última quarta-feira, último dia de expediente da semana da Prefeitura Municipal, que concedeu ponto facultativo na quinta-feira (28) devido ao feriado nacional de sexta-feira Santa.
Segundo Marina os atendimentos nas UPAS em Bragança Paulista está intenso, chegando a 1.200 por dia. Ela ainda relatou que as pessoas acometidas pela doença estão chegando as UPAs muito abatidas, desidratas e com a imunidade baixa os sintomas estão mais intensos.
A Prefeitura intensificou as ações de combate à dengue e reforçou as visitas regulares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com a ação “Bragança contra a dengue” nos bairros, por intermédio das unidades de saúde.
Com o objetivo de orientar a população e eliminar focos de possíveis criadouros do mosquito, a cobertura dos agentes ocorre todas às quartas e sextas-feiras, a partir das 7h30. Em caso de chuva às quartas, a ação ocorrerá no dia posterior, já às sextas ocorrerá na semana seguinte.
Na última quarta-feira (27), as visitas ocorreram nas unidades Planejada 2, Toró e Águas Claras, na sexta-feira não houve a ação devido ao feriado, sendo retomada na próxima quarta-feira (3/4), nos bairros Toró e Água Claras e na sexta-feira (5/4) no Jd. São Miguel. Marina reforçou a necessidade de as pessoas deixarem os agentes entrarem nos imóveis para verificar possíveis focos de criadouro e orientar a população em como combater o mosquito. Todos os agentes da prefeitura usam uniformes e identificação, sendo seguro recebe-los em casa.
Além das visitas, a prefeitura realiza as ações de conscientização nas feiras, utilização de drones para identificação de focos em imóveis vazios, as nebulizações veiculares, costal e de larvicida, além das ações educativas nas escolas municipais.
Na segunda-feira (1/4) será realizada a nebulização veicular no Jardim São Miguel. O objetivo é eliminar o mosquito adulto transmissor. A ação terá início a partir das 7h30, e antes de iniciar a aplicação, uma moto passará nas ruas onde ocorrerá a nebulização. Em seguida, soará a sirene do carro que fará a nebulização. As casas que tiverem fechadas ou com animais soltos, bem como estabelecimentos comerciais, escolas, creches e restaurantes, o carro não aplicará o inseticida.