“Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira.“ ( Ronald Reagan )
COMEÇOU O BAILE
A dança das cadeiras e dos partidos políticos já começou. Final da semana passada o PL de Bragança, reuniu filiados e simpatizantes para uma churrascada e discutir as eleições deste ano.
Cerca de 45 pessoas compareceram, entre elas supostos pré-candidatos a prefeito e a vereador. O vereador Jocimar Scoti (PL) também participou.
Também o PT de Bragança, que caiu na obscuridade depois das eleições municipais de 2020, reuniu filiados e simpatizantes para discutir o início da campanha e pré-candidatos.
O PL elegeu um vereador em 2020, o vereador Paulo Mario Arruda, já falecido, e o PT não elege um desde 2012.O último foi o padre Juzemildo.
PRAZO
Quem estiver ocupando cargo eletivo pode mudar de partido sem perder a vaga a partir do dia 6 de março até 6 de abril.
Na Câmara de Bragança vários vereadores vão trocar de legenda, além daqueles que migraram para partidos novos criados pela fusão, como caso do PRD (PTB + Patriotas).
O quadro estará definido depois do dia 6 de abril. A partir de então é esperar a realização das convenções partidárias para definir candidaturas.
CANDIDATOS
Para prefeito também não tem nada definido. Com exceção do União Brasil que pode ter até mais pretendente além da candidatura natural do prof. Amauri Sodré, porque o ponto forte que pode estabelecer a indicação são as pesquisas eleitorais que o presidente do partido dep. Edmir Chedid tradicionalmente faz.
Pela oposição, por enquanto, não há nomes de expressão além do juiz aposentado Dr. Nagashi Furukawa que continua em silêncio. Durante a semana um vereador comentou que o ex-prefeito José de Lima estaria se animando com a ideia de ser candidato. Ele já foi prefeito por três vezes..Enfim são especulações que surgem nesse período pré-eleitoral.
RUMORES
O União Brasil, que é o partido mais forte em Bragança, agrega mais opções caso o prof. Amauri não mantenha os bons índices das pesquisas que vem obtendo. Fala-se da possível candidatura de Marco Chedid, atualmente no MDB e do próprio deputado Edmir Chedid. Isso é conversa que se houve em todas rodas políticas.
São confabulações que irão render comentários até o período das convenções que ocorre a partir do mês de junho.
LEILÃO POLÊMICO
O vereador Miguel Lopes (PSD), durante a sessão da Câmara de terça-feira,27, solicitou agendamento de uma reunião com o prefeito Amauri Sodré (UB) para tratar do caso do leilão de imóveis do Lago do Moinho, promovido pela Prefeitura. “Esse tema é referente ao leilão que foi votado nesta Casa. Quando o projeto estava aqui eu vim na tribuna e falei ‘tem 22 imóveis lá, pode ser que alguns estejam com construções edificadas’. Falei que não era viável votarmos. Votaram, os terrenos foram leiloados (…) quem comprou perdeu a paz e está quase perdendo dinheiro e quem teve a casa leiloada perdeu a paz, perdeu a casa. Como a Administração faz um negócio desses? Fui questionar se fizeram levantamento e os vereadores informaram que tinha sido feita visita, que não tinha nada. Peço a presidente que nos ajude a agendar uma reunião com o prefeito”, finalizou o vereador.
CÓDIGO DE URBANISMO
O vereador Marcolino, também na sessão de terça-fira,27, falou sobre o Código de Urbanismo. “Bragança está crescendo e surgem empreendimentos imobiliários em todos os cantos da cidade. Sei o quão complexo é tirar do papel um projeto que contemple a questão da captação das águas pluviais, mas a gente vê constantemente problemas de infraestrutura, os empreendedores cumprem as regras mínimas necessárias para obter a aprovação, e ainda assim dificilmente encontramos uma obra que não cause problemas para a população. A Câmara deve receber o projeto de autoria do Executivo de revisão do Código de Urbanismo em breve e é importante que todos fiquem atentos para impedir situações como essas”.
De fato, o vereador tem razão em abordar com essa importante peça. Já assistimos aberrações aprovadas pela prefeitura e pelos órgãos estatais, sem se preocupar com o futuro e com o impacto de vizinhança, ao meio ambiente, que alguns empreendimentos causaram e ainda causam, em detrimento da qualidade de vida da população.
É fundamental que os vereadores debrucem sobre os pontos sensíveis da revisão do Código de Urbanismo que podem impactar para pior o desenvolvimento da cidade e a vida do cidadão.
REFLEXÃO: Salmo 86: 1-17
1 Inclina, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito.
2 Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia.
3 Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia.
4 Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma.
5 Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.
6 Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas.
7 No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes.
8 Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.
9 Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.
10 Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus.
11 Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.
12 Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.
13 Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo.
14 Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, e as assembléias dos tiranos procuraram a minha alma, e não te puseram perante os seus olhos.
15 Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.
16 Volta-te para mim, e tem misericórdia de mim; dá a tua fortaleza ao teu servo, e salva ao filho da tua serva.
17 Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me odeiam, e se confundam; porque tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste.