“Gastei muito dinheiro em carros, álcool e mulheres. O resto eu desperdicei.” (George Best, astro do Manchester United nos anos 1970)
VAI SAIR
As últimas informações sobre a ida de Léo Ortiz para o Flamengo dão conta de que houve acerto entre Bragantino e o rubro-negro carioca, porém sem revelar valores. Reunião anteontem em São Paulo teria definido a transferência. Existe a possibilidade do zagueiro enfrentar o Botafogo do Rio pela última fase da pré-Libertadores, o que ainda não foi confirmado.
HISTÓRICO
Ortiz foi um dos jogadores que mais vestiram a camisa do Braga. Foram 198 até hoje, e deve chegar a 199 contra o Santos. Aí, para coroar sua passagem pelo clube, a de número 200 seria contra o Botafogo carioca. Capitão do time desde 2019, quando a Red Bull assumiu o controle da agremiação, anotou 14 gols. Sem dúvida um dos atletas que merece lugar de honra na história do Braga. Apenas o seu comportamento em deixar o Massa Bruta, publicamente, arranhou a imagem perante a torcida.
RECORDE
Quem está prestes a quebrar o recorde de mais jogos pelo Braga é o goleiro Cleiton. Contabiliza, até o momento, 211 partidas, e se aproxima do lateral Aderlan, que soma 217 jogos com a camisa do Massa Bruta, mas deixou o elenco nesta temporada para atuar pelo Santos.
HOJE
O Bragantino, depois do sofrimento de terça-feira (27), diante do Águilas Doradas, na pré-Libertadores, volta a campo amanhã para enfrentar o Santos. Vai ser no Nabizão, às 18 horas. A expectativa é que o time consiga desenvolver bom futebol, o que não ocorreu ainda este ano jogando em casa. No caso de um empate, o time confirma classificação à fase de mata-mata. É a penúltima rodada da primeira fase.
QUE TIME?
Outra questão que tem, de certo modo, prejudicado o time, é uma formação diferente a cada jogo. Qual será o onze titular para pegar o Peixe? Quem fica de fora é Thalisson, expulso diante do Ituano. Por outro lado, Helinho volta, depois de cumprir suspensão.
CALIBRAR
O atacante Thiago Borbas, em duas partidas seguidas, não conseguiu dar a vitória ao Braga. Especialmente diante do time colombiano na pré-Libertadores. Nas duas ocasiões, esteve cara a cara com o goleiro e não conseguiu marcar. Precisa de um treino específico para calibrar as conclusões a gol.
REFORÇOS
Se o Bragantino pretende ao menos repetir a boa campanha de 2023, no Brasileirão, precisa pensar em reforços. O time reserva, em que pese dois bons jogos no Paulista, não tem estrutura suficiente para encarar uma maratona de times bem melhores que os do Paulistão.
FLUZÃO
O tricolor do Rio de Janeiro, o Fluminense, será o primeiro adversário do Bragantino na abertura do Campeonato Brasileiro, entre os dias 13 e 14 de abril. A partida está programada, a princípio, para o Maracanã. Na segunda rodada, agora em Bragança, outro carioca como adversário: o Vasco da Gama.
MAS JÁ?
Quem acompanha o dia a dia do Vasco notou que o meia Praxedes, que pertence ao Bragantino, já foi colocado no banco de reservas. Ao que parece perdeu a condição de titular com a chegada de novos jogadores.
QUEM DIRIA
A equipe que registrou maior público pagante no Paulistão não foi nenhum dos três grandes da Capital. Ou seja, Corinthians, Palmeiras e São Paulo ficaram atrás do Santos, que no último domingo colocou 50 mil santistas enlouquecidos no Morumbis. Com apenas mais um clássico, neste final de semana, também no estádio do tricolor, entre São Paulo x Palmeiras, a primeira fase do campeonato corre o risco de ter o Santos como a equipe de melhor público em uma só partida.
FIEL
As equipes que estão lutando desesperadamente para não cair para a Série A2 do Paulista, são de fato as que mostraram o pior futebol. Conjuntos fracos, técnicos ‘meia-boca’ e muito pouco a se fazer. De quatro equipes, Portuguesa, Santo André, Ituano e Guarani, dois vão se salvar e dois vão ser rebaixados. Retrato fiel do que fizeram no campeonato.