Em disputa acirrada décimo por décimo, a Acadêmicos da Vila é a campeã do Carnaval bragantino de 2024 com 269,3 pontos. Esse é o 16º título da escola. A Unidos do Lavapés e a Dragão Imperial empataram com 269,2 pontos e a Unidos do Lavapés ficou com o segundo lugar no critério de desempate que foi alegoria a escola pioneira do carnaval bragantino e que busca a reconstrução ao ter três notas 10 no quesito, já a Dragão Imperial teve uma nota 9,9 e acabou ficando em 3º lugar.
A apuração ocorreu no Centro de Operações Integradas (COI), na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.
A Acadêmicos da Vila, contou a história do empresário José Mendonça, a escola cantou em seu enredo a relação entre Portugal e Brasil, país onde empresário alcançou o sucesso. O empresário, tema do enredo, e sua família foi destaque do carro que também carregou a velha guarda da escola.
A pioneira do samba bragantino Unidos do Lavapés, foi quem abriu os desfiles e levou à avenida o artesão bragantino. A escola, que tem nova diretora, e a promessa de reconstrução, conquistou o vice-campeonato e a
redenção diante de sua comunidade, prometeu e entregou um carnaval bonito, técnico e pronto para brigar por um título.
A Dragão Imperial, também entregou um lindo desfile, mas foi apenas por uma 9,9 na alegoria que a escola ficou com o terceiro lugar. A escola coloriu a avenida com seus tradicionais e imponentes carros alegóricos. A azul e rosa contou a história dos seus 40 anos embalados por sua fiel torcida.