As 75 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino iniciam na quinta-feira (15) o ano letivo em Bragança, depois do recesso de final de ano e das férias de janeiro. No total, 15.900 estudantes voltam às salas de aula, assim como 1.312 docentes em exercício e 197 professores de apoio.
O primeiro semestre vai se estender até o dia 5 de julho, quando começam as férias de meio de ano, com retorno agendado para o dia 25 do mesmo mês, quando terá início o segundo semestre. O cumprimento dos 200 dias letivos está previsto para terminar no dia 18 de dezembro.
Integral – De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, Bragança tem cerca de 6.800 alunos matriculados em unidades de ensino integral, que representam 43% do total. São 27 escolas nessa modalidade, sendo 11 creches e 16 escolas de educação básica. A ampliação da EM Antônio José da Fonseca e a construção das creches Jd. Cedro, Jd. Bonança e Planejada II, vão proporcionar, quando concluídas, mais 500 novas vagas.
Projetos – Ainda segundo a Pasta da Educação, o projeto ‘Bragança Paulista Conectando Aprendizagens’ continuará neste ano, e atenderá em torno de 9 mil alunos do ensino fundamental. Outra manutenção é do projeto ‘Minha Primeira Biblioteca’, que estará em sua 5ª edição, com a distribuição de 44 mil livros de leitura, totalizando, desde a edição inaugural, em 2020, mais de 240 mil livros distribuídos aos alunos da educação básica para a composição de seus acervos pessoais de leitura.
E o projeto ‘Musicalizando’, que oferece em 27 escolas-polo distribuídas por todas as regiões da cidade, a iniciação musical a pelo menos 2 mil alunos da rede, também vai seguir em 2024.
Rede Estadual – Na Rede Estadual estima-se que cerca de 12 mil estudantes retornarão as aulas também no dia 15. Deste total, aproximadamente seis mil são alunos devem participar do Programa Tempo Integral (PEI). Esta modalidade é ofertada nas unidades EE Dom Bruno Gamberini, EE Cásper Líbero, EE Dom José Maurício da Rocha, EE Ministro Alcindo Bueno de Assis, EE Professor Sebastião Ferraz de Campos, EE Professor Bruno Florenzano, EE Professora Mathilde Teixeira de Moraes, EE Professor Luiz Roberto Pinheiro Alegretti, EE Professora Maria José Moraes Salles e EE Desportista Inaldo Manta e a EE José Guilherme que entra no programa a partir deste ano com 209 matrículas.
Entre as novidades para 2024, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio serão recepcionados com uma nova matriz curricular, mais alinhado às expectativas e demandas da rede.
Para os alunos mais novos, na última etapa do Ensino Fundamental, a novidade será a implantação das aulas de educação financeira, aumento do número de aulas de tecnologia e inovação e criação da disciplina orientação de estudos.
No Ensino Médio, o tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado em 60%, enquanto o de matemática terá um aumento de 70%. Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história.