A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, segue com diversas ações para frear o avanço da dengue. A Pasta anunciou ontem um novo canal de denúncia contra possíveis focos do mosquito transmissor da doença.
A população que já tem um telefone disponível para denúncias o 4033-0283 agora pode contar também com o e-mail: bragancacontradengue@gmail.com.
Atualmente, o município está com 1.186 notificações, 417 casos positivos e 611 em investigação. Não há, até agora, em Bragança Paulista, registro de óbitos em decorrência da doença.
As ações do poder público continuam, entre as que estão sendo desenvolvidas para o controle do mosquito transmissor estão: visitas casa a casa; bloqueio de controle de criadouros, que identifica se na casa ou num raio de 300 metros do caso suspeito de dengue, há focos do mosquito; utilização de larvicida para não deixar o mosquito nascer; coleta e análise de larvas; visitas a pontos estratégicos e imóveis especiais como borracharias, desmanches, sucateiros; feiras do Posto de Monta e do Taboão para entrega de folders e conscientização com a presença do “Mosquito da Dengue” e arrastão de limpeza.
Além disso, foram colocados 40 faixas em locais estratégicos para alertar a população; aquisição de testes rápidos, que serão realizados de acordo com critério médico nas UPAs; nebulização veicular e a nebulização costal nas casas dos bairros com maior número de casos positivos; capacitação de multiplicadores das escolas estaduais e particulares, bem como palestras educativas nas escolas municipais, que irão se iniciar na volta das aulas.