A produção agrícola é uma das principais atividades econômicas da Região Bragantina, Circuito das Águas e Flores Paulista que juntas têm 20 municípios e uma população de 867.027 habitantes ( IBGE 2023). E pensando em garantir o armazenamento e a distribuição de produtos aos consumidores, o deputado Edmir Chedid (União) reafirmou ao governo estadual a necessidade da instalação de um entreposto para atender essas regiões.
Em seu argumento, o parlamentar explicou que o entreposto – armazém de depósito de mercadorias – tem sido reivindicado por produtores rurais, assim como por prefeitos, vereadores e representantes comunitários que defendem melhorias à agricultura. “Atualmente, muitos produtores rurais precisam se deslocar até outras regiões para armazenar e distribuir seus produtos”, comentou.
Edmir Chedid declarou que a instalação de entreposto deverá ser realizada por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. “Afinal, caberá ao governo determinar a adoção de estudos que viabilizem a instalação do armazém para atender essas regiões. Essa ação deverá ser realizada junto à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP)”, completou.
“Além do da capital, existem 13 entrepostos no interior, como os de Araraquara e São José dos Campos, responsáveis por armazenar e vender mercadorias dos agricultores. No ano passado, por exemplo, o governo estadual conseguiu implantar o entreposto de Itaquaquecetuba (Alto Tietê), que também se tornou referência para os produtores de flores, frutas, legumes, plantas e verduras.”
Bragança Paulista – Ante a falta de entreposto do governo estadual, produtores rurais do Circuito das Águas e Flores Paulista e da Região Bragantina utilizam, como alternativa, o Centro de Abastecimento de Bragança Paulista, disponibilizado gratuitamente pela administração pública municipal. O local funciona numa área do Parque Zootécnico Dr. Fernando Costa – Posto de Monta –, na Vila Municipal.
“O Posto de Monta não possui cobertura ou plataforma para o escoamento da produção agrícola. O local é provisório e também é utilizado para outros eventos, como a Festa do Peão. Por isso, os produtores são frequentemente remanejados para outros recintos. Isso inviabiliza adequações físicas e a realização de investimentos para uma central definitiva de abastecimento”, acrescentou.
A instalação do entreposto foi reiterada ao governo estadual por meio da Indicação 9.760/2023. O documento trata como “urgente e necessária” a implantação de entreposto com “infraestrutura adequada para a garantia de condições dignas de trabalho” que atenda à necessidade de produtores e comerciantes ante a crescente demanda dos produtores rurais dessas regiões do Estado.