Já são 175 casos confirmados de dengue em Bragança Paulista no primeiro mês do ano, as notificações já chegaram a 819. No ano passado inteiro foram registrados 164 casos e 497 notificações.
Segundo a secretaria Municipal de Saúde quatro bairros tem a maior incidência de casos sendo eles: Jardim Recreio, Matadouro, Julio Mesquita, Jardim Águas Claras. Ainda segundo a mesma fonte a faixa etária atingida é extensa vai desde crianças de 10 nos até adultos de 49 anos.
O município não registrou nenhum caso de Chikungunya e Febre Amarela, que são transmitidos pelo mesmo mosquito da dengue o Aedes Agypti. Também não há registro de óbitos em decorrência de dengue no município desde 2015 quando um caso foi registrado.
Diante desse cenário, as autoridades de saúde já estão se mobilizando para promover ações de combate transmissão da doença. Porém, é importante reforçar que para frear o crescimento da proliferação do mosquito transmissor é imprescindível a participação efetiva da população, que deve evitar foco de criadouros mantendo a limpeza de vasos, caixa d’água, evitar, agua parada em qualquer recipiente. O descarte correto do lixo também é fundamental para evitar a proliferação de mosquitos e outros animais peçonhentos, como escorpiões.
Arrastões – O Arrastão da Limpeza é uma das ações realizadas pela Prefeitura, e na próxima segunda-feira (5/2) pela manhã ocorrerá nos bairros: Residencial Vila Verde, Green Park, Jardim Iguatemi, Vila Romana, Vila Mazzucchelli. É solicitado que o material inservível seja colocado em frente as casas na noite anterior.