Em continuidade ao combate à violência de gênero e a promoção da conscientização sobre o respeito aos direitos das mulheres, foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), a primeira reunião do ano da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Segundo divulgado, foram definidos que, além de continuar o trabalho já desenvolvido, novas iniciativas devem ser implantadas em 2024, e o calendário de ações e eventos do ano foi estabelecido.
Neste ano, o pilar da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres será constituído por: treinamento, ações Sociais e capacitações.
O treinamento acontecerá dentro do serviço público, com o objetivo de que todos os servidores municipais estejam capacitados para agir perante a mulher vítima de violência. Além disso, pretende-se que as mulheres que trabalham em todas as secretarias municipais sejam capazes de reconhecer se elas próprias estão sendo vítimas de algum dos tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, cibernética e política.
Será dada continuidade às ações sociais e capacitações já realizadas pela Prefeitura de como, por exemplo, cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade, fórum, feiras, entre outros.
Entre os projetos que serão desenvolvidos, destacam-se: “Escola de Afeto – Educação em direitos humanos” no ensino fundamental, em parceria com a Secretaria de Educação; “Sustentabilidade”, com o reaproveitamento de materiais na criação de novos, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente; e o fortalecimento do “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher”.
Participaram da reunião a Coordenadora Geral e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Francine Pereira; a Coordenadora Adjunta e Chefe da Divisão de Comunicação Social, Barbara Quadrini; a Secretária Administrativa Deborah Gianotti; do Grupo de trabalho a Assessora Dora Gabriel e as Guardas Civis Municipais Karen e Canela; e o representante da Sociedade Civil Atílio Noritomi.