“Esperteza, quando é muita, come o dono.” (Tancredo Neves)
EITA CARNAVAL!
O Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo (PT), pode ser investigado a pedido do Ministério Público por ter autorizado três de seus assessores a viajar para Aracaju, seu reduto eleitoral, e participar de carnaval fora de época. No total foram gastos R$18.559,27 na compra de passagens aéreas. Denunciado pelo jornal Estadão, o ministro disse que não sabia do fato. Os servidores envolvidos terão que devolver os valores aos cofres públicos.
EITA GASOLINA!
Também nesta semana o Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União, pediu que o TCU investigue o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). Segundo revelação feita pelo jornal O Globo, o ministro usou verba da Câmara Federal quando estava no cargo de deputado para abastecer com gasolina carros de seus parentes. De abril de 2022 a agosto de 2023 ele gastou R$105.100,00 em único posto de gasolina. O Ministro disse que não sabia dos gastos e culpou o posto de gasolina.
É a chamada farra da carreta furacão.
EITA BRAGANÇA!
O fato da gasolina que abasteceu carros de parentes do Ministro de Portos e Aeroportos, nos remete a um fato bem parecido, ocorrido em Bragança Paulista há alguns anos, envolvendo vereadores. Aqui, a repetição de valores em muitas notas e o excesso de gastos com combustível incompatíveis com a função, chamou a atenção do Ministério Público que denunciou o fato. O processo continua tramitando até hoje.
EITA MEIO AMBIENTE!
Sob a bandeira do meio-ambiente, a Prefeitura parece que vai ceder a uma empresa privada, área considerável dos 16 alqueires que pertencem ao Posto de Monta, portanto ao patrimônio público. Segundo fontes (preservadas) do meio empresarial local, a concessão teria como objetivo permitir à empresa elaborar projetos, estudos ambientais, de movimentação de terra e pedir autorização à CETESB para operar no recinto.
Resta saber qual é o verdadeiro objetivo dessa concessão, se realmente isso acontecer. Parece a materialização daquela velha história da “ mão do gato”.
NOVO PARTIDO
O PRD (Partido da Renovação Democrática), oriundo da fusão do Patriotas com o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), foi alvo de disputa entre membros dos dois partidos fundidos em Bragança. De um lado, Regis Lemos, presidente do então PTB, mais o vereador Claudio Coxinha e o ex-vereador João Carlos Carvalho. Do outro, o ex-vereador Sidney Guedes, do Patriotas.
Segundo informações extra oficiais, o diretório do PRD deverá ser presidido pelo ex-vereador Sidney Guedes, cuja nominata será publicada na próxima semana. Com a fusão e ingresso automático dos filiados de ambos os partidos, o PRD possui 1.334.088 de filiados em todo o Brasil.
A união se deu porque Patriotas e PTB não superaram a cláusula de barreira nas últimas eleições e perderam o direito ao fundo partidário e a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV. Com a fusão, os direitos foram reconquistados pela sigla PRD.
NADA AINDA
Janeiro já está na metade e os partidos políticos locais estão silentes com relação a pré-candidaturas a prefeito. O único a se manifestar é o atual prefeito, Prof. Amauri Sodré da Silva, que pretende continuar no cargo.
O silêncio é justificado como prevenção e cautela, por causa da janela partidária que começa em 6 de março e termina em 6 de abril. Durante esses 30 dias, prefeitos e vereadores podem mudar de partido sem colocar em risco o cargo. Então é provável que somente a partir do dia 15 de abril os partidos comecem a discutir candidaturas.
NA CAPITAL
Nas grandes capitais e cidades metropolitanas as campanhas já se acirram em busca de nomes. Em São Paulo, por exemplo, a situação está polarizada entre esquerda e direita com as principais candidaturas predefinidas, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) com apoio de bolsonaristas e Boulos (PSOL) com apoio dos petistas.
RECONHECIMENTO
O prefeito Prof. Amauri Sodré merece elogios pela maravilhosa iluminação de Natal que construiu neste ano. Realmente foi um Natal Iluminado que fez a cidade brilhar diante dos olhos dos bragantinos e turistas.
Também registro aqui, o excelente trabalho que os secretários Adilson Condesso e Marina de Oliveira desenvolvem nas secretarias de Educação e Saúde, respectivamente. Duas secretarias de fundamental importância para a população e para a administração Municipal.
APOIO E TRABALHO
Apesar de todas as dificuldades impostas pela legislação e algumas negligências do governo Federal em atender setores da Saúde e da Educação, Bragança tem o imprescindível apoio, dedicação e trabalho constante do deputado Edmir Chedid, principalmente nessas duas áreas sensíveis à população.
PESAR
Com pesar registro o falecimento do Dr. Raul Siqueira do Amaral, ocorrido na terça-feira, 9, aos 94 anos. Dr. Raul, cartorário e rotariano exemplar, exerceu várias funções administrativas em entidades locais. Considerado uma das raras reservas morais de nossa cidade, deixou-nos exemplos de família, conduta ilibada, de bondade, solidariedade e cristão convicto. Descanse na paz do Senhor. Condolências da diretoria e equipe da Gazeta Bragantina à família enlutada.
REFLEXÃO – Salmo 51:1-19
¹ Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
² Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
³ Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
⁴ Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
⁵ Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
⁶ Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
⁷ Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
⁸ Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
⁹ Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
¹⁰ Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
¹¹ Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
¹² Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
¹³ Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
¹⁴ Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
¹⁵ Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
¹⁶ Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
¹⁷ Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
¹⁸ Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
¹⁹ Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas