Na quinta-feira (30), a Academia Bragantina de Letras (ABL) realizará uma noite de autógrafos a partir das 19 horas, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, para o lançamento do livro “Memória da Cidade: Bairros, Praças e Logradouros”.
A obra é uma continuação do livro “Memória da Cidade – aspectos culturais e artísticos de Bragança Paulista- séculos XVIII, XIX e XX”, lançado em 2019, que abordou a rica e longa história da cidade segundo o enfoque de sua cultura.
Em “Memória da Cidade: Bairros, Praças e Logradouros,” editado pela YesBooks, os autores realizaram uma extensa pesquisa sobre o nascimento e desenvolvimento de bairros e instituições bragantinas, contando com depoimentos orais e por escrito de muitos moradores, além de incluir fotos do passado e da atualidade.
Segundo Liana Eppinghaus Barbalho Silva Teles, acadêmica da instituição literária, essa história, embora incompleta, não se encontra em nenhum livro, mas é valiosa e fundamental para compreendermos a formação da cidade. “Entramos em contato com as experiências de vida de moradores antigos, que acompanharam o nascimento de seus bairros, e deles falam com orgulho, contando-nos sobre os seus sonhos, suas dificuldades e alegrias”, destacou.
Alguns textos foram escritos individualmente, outros em conjunto. São esses os autores: Nádia Maria Bádue Freire, Maria Aparecida de Oliveira, Hugo Guerrato Netto, Renata Benvenuti, Esperia Benvenuti, Lúcia Inês Ribas de Souza, Liana Eppinghaus Barbalho Silva Teles, Silvana Cardoso de Almeida, Suely Ferreira de Oliveira Brodoloni, Hildenê Landau, Wadad Naief Kattar e Silvio Dejean.
A Academia de Letras é um espaço de memória. Fundada em março de 2005, vem contribuindo para a recuperação e valorização da memória de Bragança.
Além de promover eventos culturais, como palestras, concursos literários e lançamentos de livros da autoria de seus acadêmicos, sob a atual gestão de Silvio Dejean, está em fase de expansão, com a inclusão de novos membros e a colaboração de parcerias recentes.