Enquanto não se consegue resolver o trânsito no município, que é alvo constante de reclamações e críticas, a prefeitura enviou um projeto de lei complementar à Câmara Municipal solicitando autorização para a contratação de crédito no valor de até R$ 100 milhões pelo Programa Desenvolve SP, agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo. Segundo a administração municipal, a verba poderá financiar obras importantes para o crescimento e desenvolvimento do município, principalmente para melhorias no trânsito da cidade, como a perimetral, o prolongamento da Avenida dos Imigrantes na Zona Norte, entre outras obras.
Conforme o texto divulgado pela Prefeitura, a medida objetiva obter recursos para, além das obras de infraestrutura viária, reforma e construção de prédios públicos com aquisição e instalação de equipamentos, recuperação ambiental de ribeirão e pontes, aquisição e instalação de equipamentos de energia fotovoltaica, ciclovia, iluminação e paisagismo de parque linear, de modo a promover a melhoria da prestação dos serviços públicos.
As principais obras previstas para esta verba são: implementação da perimetral; que acredita-se que irá desafogar boa parte do trânsito de passagem da cidade; prolongamento da Avenida Atílio Menin (fase 3), até a Avenida dos Imigrantes, com o objetivo de melhorar o trânsito daquela região; prolongamento da Avenida dos Imigrantes, no Jardim da Fraternidade, que seria mais uma alternativa para os motoristas acessar a Rodovia Capitão Barduíno; a construção do Centro do Idoso; pavimentação, drenagem e infraestrutura de ruas em diversos bairros; obras de implantação do Parque Linear do Rio Jaguari; alargamento de pontes; tratamento das margens do Ribeirão Lavapés; implantação da 1ª academia de musculação no município; reforma e restauro do prédio que abrigou o Preventório e que será sede das secretarias de Educação e Meio Ambiente; além de implantação do sistema de climatização e energia fotovoltaica em escolas municipais.
“Os investimentos em obras de infraestrutura em geral, de edificações, ciclovia, iluminação, paisagismo e recuperação ambiental, influenciam na economia municipal como um todo. Esses recursos permitirão a melhoria de todas as áreas da economia do Município. Além disso, queremos melhorar ainda mais o trânsito, buscando alternativas com a perimetral e prolongamento de vias”, afirmou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.
O projeto está em análise na Câmara. Sendo aprovado, vai para sanção do prefeito, e depois, o município terá a possibilidade de buscar financiamento junto à Desenvolve SP para viabilizar as obras cruciais voltadas para o desenvolvimento de Bragança Paulista.