O trânsito na rua Francisco Luigi Picarelli, no Jardim Santa Helena, tem sido alvo de preocupação de usuários e moradores da região, principalmente após as mudanças feitas pela secretaria de Mobilidade Urbana, que deixou a via como um dos principais acessos a quem vem da rodovia Farmacêutico Francisco de Toledo Leme- Variante do Taboão, para a Universidade São Francisco. Além da mudança de rota, com o fim das enchentes que prejudicavam a região, a rua começou a ter um crescimento considerável com a inauguração de alguns estabelecimentos comerciais. Isso trouxe um aumento no número de carros estacionados que somados a um alto fluxo de caminhões e ônibus transitando consequentemente tornou o trânsito no local hostil, oferecendo sérios riscos aos transeuntes, moradores e usuários. Moradores relatam que por conta desse alto fluxo de veículos estacionados em toda a via e das centenas que transitam por ali diariamente, acidentes vêm acontecendo, seguidos por brigas calorosas entre os motoristas. Além disso, a GB recebeu informações que dois atropelamentos aconteceram na via.
Segundo apurado, as vagas de estacionamento começam a ser ocupadas logo nas primeiras horas e a via passa o dia todo lotada de veículos estacionados. Porém, como um dos principais acessos ao Hospital Universitário e a Universidade São Francisco, o local é rota de vans e ônibus de pacientes e alunos diariamente, trânsito de veículos que seria considerado normal, desde que a rua fosse exclusiva para esse tráfego. Acontece que com um leito carroçável estreito e dezenas de veículos estacionados, esses carros grandes passam “raspando” nos que estão estacionados, quando não colidem. Isso sem contar os inúmeros caminhões e ônibus de linha urbana, que também tem a via como rota e passam pela mesma dificuldade.
Diante de toda a problemática que vem acontecendo, os moradores pedem apenas uma medida simples e prática da Secretaria de Mobilidade Urbana: o fim do estacionamento na via, o que resolveria e muito todos esses acidentes corriqueiros e traria uma maior sensação de segurança e tranquilidade.