Os 2.989 mil bragantinos que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) participarão no domingo (12) do último dia com as provas de matemática e ciências da natureza. Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento. A prova do último domingo (5), segundo estudantes, foi cansativa, com menos gráficos e tirinhas e mais texto do que edições anteriores. Professores classificaram como médio o nível de dificuldade desta edição.
O tema da redação do Enem, surpreendeu alguns alunos. Com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, alguns alunos declararam que não teriam entendido o tema. Um dos alunos declarou ter sido pego de surpresa “Fui pego de surpresa. Decidi não fazer porque não compreendi muito. Acho que faltou da minha parte conteúdo explicativo do que era para fazer. Acho que não compreendi direito o que eu tinha que explicar”, disse.
Não tirar a nota zero na redação é pré-requisito para participar de programas federais de vagas e bolsas no ensino superior. Portanto alguns podem ser prejudicados.
GABARITO – A divulgação dos gabaritos oficiais das duas provas do Enem 2023 serão divulgados no dia 24 de novembro. Eles poderão ser acessados na seção ‘Provas e Gabaritos’ do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
RESULTADO – Os resultados individuais do Enem 2023 serão disponibilizados em 16 de janeiro de 2024. Os candidatos poderão consultar suas notas, a partir desta data, na Página do Participante do Enem. E apartir deste dia, o MEC tem 60 dias apara permitir o acesso do estudante ao espelho da redação. O documento também ficará disponível na página do participante.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota também pode ser usada para ingresso em universidades no exterior.